Avaliação Heurística do PBF

1.1. Objectivos

O objectivo desta aula é realizar a avaliação heurística do protótipo de baixa fidelidade.

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem criar o PBF que simule o vosso sistema (pode ser uma combinação dos vários esboços apresentados na aula anterior). Devem também criar storyboards para cada uma das 3 tarefas.

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

Cada protótipo de baixa fidelidade será avaliado por dois grupos avaliadores distintos. A duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos.

Em cada uma das avaliações, o grupo avaliado deve explicar sucintamente a interface e as 3 tarefas.

O grupo avaliador deve realizar as tarefas no PBF e identificar violações às 10 heurísticas de Nielsen, descritas nas aulas teóricas e resumidas em baixo:

1. Tornar o estado do sistema visível

2. Falar a linguagem do utilizador

3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio

4. Consistência e aderência a normas

5. Evitar erros

6. Reconhecimento em vez de lembrança

7. Flexibilidade e eficiência

8. Desenho de ecrã estético e minimalista

9. Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros

10. Dar ajuda e documentação

Até ao final do dia da aula, os avaliadores devem enviar o relatório de avaliação por correio electrónico para os grupos avaliados e para ipm.leic@gmail.com. O nome do ficheiro a enviar deve ser o número do grupo avaliador seguido do número do grupo avaliado e o subject da mensagem deve ser:
Aula 6 - <Turno_Fénix> - <Grupo_Avaliador> - <Grupo_Avaliado>

Por exemplo, o grupo 14 do turno IPM3L03 deve enviar ao grupo 16 um ficheiro 14-16.pdf com o subject Aula 6 - IPM3L03 - 14 - 16.

Não se esqueçam de pedir os endereços de e-mail aos colegas a quem têm de enviar o relatório.

No final da aula, será determinado por sorteio que grupos farão apresentações nas aulas 7 e 10.