FutePad

A empresa Mou Investimentos pretende criar um novo dispositivo para treinadores de futebol. O FutePad será um dispositivo tipo iPad, sensível ao toque e deverá auxiliar os treinadores tanto no planeamento dos treinos diários como no acompanhamento táctico de cada jogo. O objectivo da Mou Investimentos é permitir que cada treinador tenha sempre a equipa na palma da sua mão.

GeoLog

Geocaching é uma actividade de ar livre na qual se utiliza um GPS para encontrar uma "geocache" colocada em qualquer local do mundo. Uma "cache" típica é uma pequena caixa fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca. A empresa Nature Sports quer desenvolver um pequeno dispositivo ao estilo de um iPod Nano que substitua o livro de registo da "cache". A ideia é que os utilizadores possam registar a sua passagem pela cache e deixar fotografias ou outros artefactos electrónicos para os próximos visitantes.

HorseRaces

A empresa Winbounds vai iniciar, em Portugal, a gestão de corridas de cavalo. Sendo o nosso país um bom local de teste de novos tipos de aplicações e de dispositivos decidiu investir numa aplicação a ser usada pelos apostadores através de dispositivos móveis do tipo IPad ou iPhone. Com a aplicação HorceRaces o apostador poderá visualizar os resultados das corridas, a situação das apostas e efectuá-las pagando através de Multibanco ou de transferência bancária.

Shoes On-Line

A empresa LusoShoes pretende investir numa aplicação piloto que permita avaliar em que medida os dispositivos móveis poderão aumentar a eficácia do processo de venda, nomeadamente através da venda de sapatos qualquer que seja a loja em que eles existam. O cliente poderá efectuar, através de um dispositivo tipo IPhone, a consulta do stock existente, efectuar a reserva de vários modelos e, posteriormente, deslocar-se à loja que seja mais conveniente para si, experimentar os sapatos e efectuar a respectiva compra. Entre as vantagens deste novo processo está a possibilidade do cliente efectuar uma reserva, escolher uma das lojas e ter a garantia de que os sapatos escolhidos podem ser experimentados nessa loja.

ALI - Auxiliar de Localização em espaços Interiores

Antes, todos os produtos traziam código de barras. Desde a Grande Revolução Tecnológica de 2018, trazem um identificador electrónico, evolução das actuais etiquetas RFID. Do tamanho da cabeça de um alfinete, estes identificadores vêm em todos os produtos, permitindo identificá-los inequivocamente. Como tantas outras tecnologias, o que foi pensado para um fim (facilitar o pagamento no hipermercado), tem outras aplicações. A EncontraMe vai desenvolver o ALI. Com ele, acabaram-se as horas a arrumar a casa, a por as meias ordenadas na gaveta respectiva, a organizar as revistas ou a arquivar os cubos holográficos (substituiram o BluRay na Grande Revolução). Estão numa gaveta ou caixa qualquer! Através de uma simples consola (tipo iPad, o único dispositivo pré-Revolução que continua a ser usado!), o ALI consegue-lhe dizer numa fracção de segundos onde está um objecto que procura. Para além disso, sabendo onde está tudo, pode dar sugestões sobre onde colocar algo, informar sobre a iminente rotura de stock de queijo para as tostas mistas, etc. O sistema não só apresenta os resultados na consola como mostra no próprio espaço físico as localizações relevantes.

DiCorder

Gerações viveram inspiradas pelas séries míticas de TV. Uma em particular, Star Trek , está a servir como base para o desenvolvimento de um DiCorder: um dispositivo portátil para utilização por caminhantes e exploradores dos desertos, selvas e florestas deste mundo. O DiCorder permite um conhecimento profundo e imediato do ambiente que rodeia o utilizador. Pode ser configurado para identificar minerais específicos, encontrar a direcção do rio mais próximo (ou da fonte de água subterrânea mais à mão), avisar da proximidade de animais perigosos ou mesmo indicar a profundidade daquele buraco na caverna que estão a explorar.

RAMUS - Realidade Aumentada para MUSeus

Longe vão os dias dos museus escuros e fastientos. Um museu moderno é dinãmico, interactivo, acolhedor! Como parte da nova experiência dos "Museus do Século XXI", as novas tecnologias estão a melhorar a experiência dos visitantes. O RAMUS funciona num dispositivo tipo iPad e permite melhorar a sua visita a um museu. Desde as visitas guiadas temáticas ("todos os quadros renascentistas") ou ao gosto do utilizador (talvez até com base em recomendações), à obtenção de informações sobre uma peça através de realidade aumentada (quem diria que aquele velho no canto do quadro é um auto-retrato do pintor!) o RAMUS torna toda a experiência mais agradável.

CASCÃO

Quem já foi a um hipermercado já se perdeu por lá... O CASCÃO é um carrinho de compras artilhado que vai dando informação relevante à medida que navega entre as prateleiras, com um ecrã tipo iPad situado junto à pega do carrinho. Cupões, informação sobre preço nas prateleiras, lista de compras / dieta recomendada / informações sobre total esperado e planear o caminho pelo supermercado são algumas das funcionalidades deste novo produto!