Projecto: Avaliação Heurística do 2º Protótipo Funcional

1.1. Objectivos

O objectivo desta aula é realizar a avaliação heurística d o segundo protótipo funcional.

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem consolidar as avaliações recebidas e produzir um documento único que sumarize os resultados da avaliação do primeiro protótipo funcional. Este documento deve ser incluído no local do projecto na respectiva secção.

Devem também melhorar o primeiro protótipo funcional do sistema. O segundo protótipo funcional já deve ter algumas preocupações com o aspecto e deve ser incluído no local do projecto na respectiva secção.

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

No início da aula, cada grupo deve entregar ao docente do laboratório o relatório consolidado em papel.

Serão feitas duas avaliações heurísticas a cada segundo protótipo funcional por grupos avaliadores distintos. A duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos. Em cada uma das avaliações, o grupo avaliado deve introduzir sucintamente a interface e explicar as 3 tarefas. O grupo avaliador deve realizar as tarefas no segundo protótipo funcional e identificar as violações às 10 heurísticas de Nielsen, descritas nas aulas teóricas e resumidas abaixo:

  1. Tornar o estado do sistema visível
  2. Falar a linguagem do utilizador
  3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio
  4. Consistência e aderência a normas
  5. Evitar erros
  6. Reconhecimento em vez de lembrança
  7. Flexibilidade e eficiência
  8. Desenho de ecrã estético e minimalista
  9. Ajudar utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
  10. Dar ajuda e documentação
Até ao fim do dia da aula, cada grupo avaliador deve enviar os relatórios de avaliação para os grupos avaliados e para o docente do laboratório. O subject da mensagem de e-mail deverá ser [IIPM-10] <grupo-avaliador> <grupo-avaliado>, por exemplo [IIPM-10] 01 06. Não se esqueçam de pedir aos colegas dos grupos avaliados o endereço de e-mail para onde devem enviar o relatório.