Enunciados dos Projectos:

VaMos - Venda de Bilhetes Multimodais

Para resolver os problemas de mobilidade na sua cidade surgiu um novo sistema de transporte integrado que vai permitir usar todos os transportes públicos (barcos, autocarros, metro, eléctricos, comboios, etc.) com um mesmo bilhete (apesar do preço poder variar). Foi contratado para criar a nova máquina de venda de bilhetes, que deve permitir a quem vai viajar planear a sua deslocação e comprar um bilhete válido para todo o trajecto entre dois pontos, seja quais forem os meios de transporte a apanhar. E, dado que vive numa cidade turística, a máquina deve poder ser usada não só por quem já sabe em que paragem deve sair e que transportes apanhar para lá chegar, mas também por quem mal conhece a cidade e não conhece a sua rede de transportes. Claro que é importante que não se formem filas, pelo que a rapidez é um aspecto importante a considerar.

Cart - Assistente de Compras

A cadeia de supermercados "Gota Doce" decidiu tirar partido da sua infraestrutura informática e da informação que tem sobre os clientes para lhes facilitar as compras e aumentar a sua eficiência. Para isso, contratou a sua empresa para conceber e desenvolver um protótipo de um dispositivo que ajudará o cliente a realizar as compras, organizar o seu carrinho, escolher os produtos em promoção, etc. O dispositivo estará disponível em todos os carrinhos de compras e permitirá aos clientes carregar a sua lista de compras de forma fácil e depois usar essa lista durante as compras.

KITT - O Carro Inteligente

A marca de automóveis "NASSIN" está a desenvolver um novo modelo de automóvel que terá um sistema inteligente para integrar vários tipos de informação: informações fornecidas pelo carro, informações de trânsito, telefone, rádio, agenda, etc. O dispositivo será ainda dotado de GPS quer para navegação convencional, quer para navegação pessoal numa cidade (conhecer a localização actual, conhecer a localização de outras pessoas, conhecer a localização de serviços públicos, ...). A sua empresa está na vanguarda da tecnologia e foi contratada para desenhar o protótipo do dispositivo, assim como a interface do sistema que permite ao condutor consultar toda esta informação de forma integrada e sem tirar os olhos da estrada.

E-News

A empresa "Info & Companhia" é o maior grupo de media Português. Como tem muitos meios de comunicação, desde televisões, rádios, jornais e revistas, decidiu juntar toda a informação e disponibilizá-la de forma electrónica aos seus clientes. Para isso pretende criar um novo dispositivo baseado no papel electrónico. Sendo a sua empresa uma das que domina a tecnologia do papel electrónico e das interfaces pessoa-máquina, foi contratada para desenvolver o novo dispositivo e a aplicação que irá permitir aos clientes carregar as notícias desejadas, assim como navegar pelas notícias, lê-las e/ou vê-las.

City Point

A empresa "Turismo Inteligente" contratou a sua equipa para criar um quiosque multimédia que substitua os tradicionais postos de informação turística numa cidade. A ideia é ter vários "City Point" em zonas chave da cidade que permitam não só obter informações da zona e percursos, como comprar bilhetes para os eventos que se realizam em torno do "City Point". Na criação do protótipo a sua equipa tem liberdade na escolha da cidade onde o protótipo vai funcionar.

Casa Segura

A empresa "Domótica & Companhia" é a líder de mercado em soluções para edifícios inteligentes, sendo requisitada para equipar habitações e escritórios. Com a crescente preocupação com a segurança, o director de I&D da "Domótica & Companhia" quer explorar a possibilidade de aceder e controlar o sistema de segurança de uma casa ou escritório através de um telemóvel. A sua equipa ficou responsável por apresentar um protótipo para esta aplicação.

Flight Services

A companhia aérea "ZAP" quer melhorar cada vez mais a experiência de vôo dos seus passageiros. Os modernos aviões já dispõem de ecrãs individuais na parte de trás de cada banco e o director de vôo da "ZAP" quer explorar melhor estes dispositivos. O desafio da sua equipa é permitir que o passageiro tenha acesso através deste ecrã a um conjunto de serviços que incluem atendimento a bordo, filmes, jogos, jornais, livros, etc, por forma a tornar o tempo de vôo "menos longo".

KiDo

A "Tomorrow Kids Inc." quer desenvolver um dispositivo para crianças (dos 7 aos 10 anos) que as acompanhe e as ajude nas suas tarefas diárias e na escola. A sua equipa foi escolhida para investigar que tarefas interessam às crianças e quais deveriam ser incluídas num dispositivo portátil deste tipo.