Avaliação de Locais na Internet
1.1. Objectivos
O objectivo desta aula é fazer a avaliação informal de locais na internet com recolha de medidas de usabilidade.
1.2. Preparação da Aula
Cada grupo deve imprimir e trazer para a aula o verbete devidamente preenchido e as grelhas necessárias para a avaliação dos locais.
1.3. Tarefas a Realizar na Aula
No início da aula o docente atribuirá a cada grupo um dos conjuntos de locais descritos mais à frente. Os grupos devem aplicar o seguinte procedimento experimental (passos 1 a 3) a cada um dos locais do conjunto que lhe foi atribuído:
Passo 1 - Calibração do Ambiente
A calibração do ambiente consiste em limpar a cache do browser e, em seguida, medir o tempo de carregamento deste local (local de referência) e o tempo de carregamento do local que está a ser avaliado. Esses valores devem ser registados na grelha de avaliação.A comparação dos tempos de carregamento permite tirar conclusões quanto ao estado da rede na altura em que a experiência foi efectuada, contribuindo dessa forma para uma análise correcta dos tempos obtidos na recolha de medidas de usabilidade.
Passo 2 - Realização das Tarefas e Recolha de Medidas de Usabilidade
Um dos elementos do grupo assume o papel de navegador e realiza as duas tarefas propostas para o local. Dispõe de 15 minutos para cada tarefa. Se este tempo for excedido, considera-se que não foi possível cumprir a tareArArfa em tempo útil e regista-se esse facto na grelha de avaliação.Os outros dois elementos do grupo assumem o papel de observadores e estão atentos ao comportamento do navegador. Devem registar na grelha de avaliação as seguintes medidas de usabilidade:
- Número de elos seguidos até a tarefa estar concluída;
- Número de enganos cometidos pelo navegador (voltar atrás porque o caminho escolhido não conduz à página desejada, interromper o carregamento de uma página, erros a preencher formulários, etc...);
- Tempo necessário para completar a tarefa.
Devem ainda anotar na coluna de observações reacções e comentários do navegador úteis para a avaliação do local.
Notem que não se pretende avaliar nem a rapidez nem a facilidade em cumprir as tarefas por parte do navegador, mas determinar falhas existentes no local. Tal só é possível se o navegador se comportar como um utilizador comum que vai tentar realizar as tarefas pela primeira vez sem ajuda. Desta forma, as tarefas não devem ser preparadas previamente e os observadores devem comunicar o mínimo possível com o navegador.
Passo 3 - Preenchimento do Resto da Grelha de Avaliação
Após a realização das duas tarefas, todos os elementos do grupo devem preencher em conjunto o resto da grelha de avaliação. Os critérios propostos são classificados com os valores A, B, C e D de acordo com a tabela disponibilizada. As classificações atribuídas devem ser devidamente justificadas.Podem navegar novamente pelo local para melhor avaliar os critérios propostos. Para além destes critérios podem ser acrescentados outros aspectos/erros que o grupo considere relevantes para a avaliação.
No final da aula, o docente avaliará as grelhas preenchidas e atribuirá a cada grupo um local para a próxima aula.
1.4. Recursos
Avaliação de Locais na Internet
1.1. Objectivos
O objectivo desta aula é fazer a avaliação informal de locais na internet com recolha de medidas de usabilidade.
1.2. Preparação da Aula
Cada grupo deve imprimir e trazer para a aula o verbete devidamente preenchido e as grelhas necessárias para a avaliação dos locais.
1.3. Tarefas a Realizar na Aula
No início da aula o docente atribuirá a cada grupo um dos conjuntos de locais descritos mais à frente. Os grupos devem aplicar o seguinte procedimento experimental (passos 1 a 3) a cada um dos locais do conjunto que lhe foi atribuído:
Passo 1 - Calibração do Ambiente
A calibração do ambiente consiste em limpar a cache do browser e, em seguida, medir o tempo de carregamento deste local (local de referência) e o tempo de carregamento do local que está a ser avaliado. Esses valores devem ser registados na grelha de avaliação.A comparação dos tempos de carregamento permite tirar conclusões quanto ao estado da rede na altura em que a experiência foi efectuada, contribuindo dessa forma para uma análise correcta dos tempos obtidos na recolha de medidas de usabilidade.
Passo 2 - Realização das Tarefas e Recolha de Medidas de Usabilidade
Um dos elementos do grupo assume o papel de navegador e realiza as duas tarefas propostas para o local. Dispõe de 15 minutos para cada tarefa. Se este tempo for excedido, considera-se que não foi possível cumprir a tareArArfa em tempo útil e regista-se esse facto na grelha de avaliação.Os outros dois elementos do grupo assumem o papel de observadores e estão atentos ao comportamento do navegador. Devem registar na grelha de avaliação as seguintes medidas de usabilidade:
- Número de elos seguidos até a tarefa estar concluída;
- Número de enganos cometidos pelo navegador (voltar atrás porque o caminho escolhido não conduz à página desejada, interromper o carregamento de uma página, erros a preencher formulários, etc...);
- Tempo necessário para completar a tarefa.
Devem ainda anotar na coluna de observações reacções e comentários do navegador úteis para a avaliação do local.
Notem que não se pretende avaliar nem a rapidez nem a facilidade em cumprir as tarefas por parte do navegador, mas determinar falhas existentes no local. Tal só é possível se o navegador se comportar como um utilizador comum que vai tentar realizar as tarefas pela primeira vez sem ajuda. Desta forma, as tarefas não devem ser preparadas previamente e os observadores devem comunicar o mínimo possível com o navegador.
Passo 3 - Preenchimento do Resto da Grelha de Avaliação
Após a realização das duas tarefas, todos os elementos do grupo devem preencher em conjunto o resto da grelha de avaliação. Os critérios propostos são classificados com os valores A, B, C e D de acordo com a tabela disponibilizada. As classificações atribuídas devem ser devidamente justificadas.Podem navegar novamente pelo local para melhor avaliar os critérios propostos. Para além destes critérios podem ser acrescentados outros aspectos/erros que o grupo considere relevantes para a avaliação.
No final da aula, o docente avaliará as grelhas preenchidas e atribuirá a cada grupo um local para a próxima aula.
1.4. Recursos
Locais para Avaliação
Conjunto de Locais A - Jornais Desportivos
Cenário de Utilização:
Hoje durante o almoço, o seu amigo Xavier, adepto fervoroso do Beira-Mar, comentava a fraca prestação da equipa esta época. Culpava a constante mudança de treinador para a equipa ter tão maus resultados.
Tarefa 1:
Em que lugar se encontra o Beira-Mar na classificação da Liga? Quantas derrotas tem a equipa em casa?
Tarefa 2:
Qual o nome do actual treinador do Beira-Mar? Quem marcou o golo do Beira-Mar no jogo "Beira-Mar - Naval"?
Conjunto de Locais B - Telecomunicações
Cenário de Utilização:
Recentemente ouviu falar numa solução combinada de TV, Internet e Telefone através do mesmo operador de telecomunicações. Ficou curioso e decidiu consultar mais informações sobre esta possibilidade.
Tarefa 1:
Como se chamam as soluções combinadas de cada um dos operadores? Que serviços incluem?
Tarefa 2:
Quais as soluções combinadas mais barata e mais cara de cada um dos operadores? Quais as suas características (TV: número de canais; Internet: velocidade da ligação e limite de tráfego; Telefone: preço chamadas locais)?