Projecto: Avaliação Heurística do Protótipo de Baixa Fidelidade
1.1. Objectivos
O objectivo desta aula é realizar a avaliação heurística dos protótipos de baixa fidelidade do projecto.
1.2. Preparação da Aula
Na preparação desta aula, devem fazer 3 esboços para o protótipo do sistema (sugerimos que cada elemento do grupo faça o "seu" esboço e que depois discutam em conjunto qual a melhor solução). Posteriormente devem, com base nas ideias dos esboços anteriores, criar os cenários de interacção e os storyboards para cada uma das 3 tarefas. Devem ainda criar o protótipo de baixa fidelidade que simule o sistema. Os cenários de interacção e as digitalizações dos storyboards e do protótipo de baixa fidelidade devem ser incluídos no local do projecto nas respectivas secções.
1.3. Tarefas a Realizar na Aula
No início da aula, cada grupo deve entregar ao docente do laboratório, em papel, os 3 esboços realizados para o protótipo do sistema e a descrição final das 3 tarefas, tendo o cuidado de trazer uma segunda cópia das descrições para o grupo utilizar na aula durante as avaliações.
Serão feitas duas avaliações heurísticas a cada protótipo de baixa fidelidade por grupos avaliadores distintos. A duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos. Em cada uma das avaliações, o grupo avaliado deve introduzir sucintamente a interface e explicar as 3 tarefas. O grupo avaliador deve realizar as tarefas no protótipo de baixa fidelidade e identificar as violações às 10 heurísticas de Nielsen, descritas nas aulas teóricas e resumidas abaixo:
- Tornar o estado do sistema visível
- Falar a linguagem do utilizador
- Utilizador controla e exerce livre arbítrio
- Consistência e aderência a normas
- Evitar erros
- Reconhecimento em vez de lembrança
- Flexibilidade e eficiência
- Desenho de ecrã estético e minimalista
- Ajudar utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
- Dar ajuda e documentação