Projecto: Avaliação Heurística do Protótipo de Baixa Fidelidade

1.1. Objectivos

O objectivo desta aula é realizar a avaliação heurística dos protótipos de baixa fidelidade do projecto.

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem fazer 3 esboços para o protótipo do sistema (sugerimos que cada elemento do grupo faça o "seu" esboço e que depois discutam em conjunto qual a melhor solução). Posteriormente devem, com base nas ideias dos esboços anteriores, criar os cenários de interacção e os storyboards para cada uma das 3 tarefas. Devem ainda criar o protótipo de baixa fidelidade que simule o sistema. Os cenários de interacção e as digitalizações dos storyboards e do protótipo de baixa fidelidade devem ser incluídos no local do projecto nas respectivas secções.

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

No início da aula, cada grupo deve entregar ao docente do laboratório, em papel, os 3 esboços realizados para o protótipo do sistema e a descrição final das 3 tarefas, tendo o cuidado de trazer uma segunda cópia das descrições para o grupo utilizar na aula durante as avaliações.

Serão feitas duas avaliações heurísticas a cada protótipo de baixa fidelidade por grupos avaliadores distintos. A duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos. Em cada uma das avaliações, o grupo avaliado deve introduzir sucintamente a interface e explicar as 3 tarefas. O grupo avaliador deve realizar as tarefas no protótipo de baixa fidelidade e identificar as violações às 10 heurísticas de Nielsen, descritas nas aulas teóricas e resumidas abaixo:

  1. Tornar o estado do sistema visível
  2. Falar a linguagem do utilizador
  3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio
  4. Consistência e aderência a normas
  5. Evitar erros
  6. Reconhecimento em vez de lembrança
  7. Flexibilidade e eficiência
  8. Desenho de ecrã estético e minimalista
  9. Ajudar utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
  10. Dar ajuda e documentação
Até ao fim do dia da aula, cada grupo avaliador deve enviar os relatórios de avaliação para os grupos avaliados e para o docente do laboratório. O subject da mensagem de e-mail deverá ser [IIPM-06] <grupo-avaliador> <grupo-avaliado>, por exemplo [IIPM-06] 01 06. Não se esqueçam de pedir aos colegas dos grupos avaliados o endereço de e-mail para onde devem enviar o relatório.