Sumários

T15

5 novembro 2018, 15:30 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Realização discreta equivalente a um integrador contínuo ideal. Integradores backward e forward Euler. Integradores bilinear e LDI. Pré-distorção da escala de frequências. Exemplos de aplicação.


T14

2 novembro 2018, 17:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

(AULA EXTRAORDINÁRIA - substituição do feriado 1 Novembro)
Amostragem de sinais. Amostragem ideal, com retenção de amostra e rectangular. Pressupostos na análise de circuitos SC. O problema da variância temporal em circuitos SC. Transformada Z.  Exemplos de aplicação.


P5

29 outubro 2018, 17:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Projecto e realização de filtros com CI de condensadores comutados.


T13

29 outubro 2018, 15:30 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Projecto de filtros activos. Princípio de funcionamento dos circuitos com condensadores comutados. Simulação de uma resistência. Circuitos com condensadores comutados. Precisão do ganho e das constantes de tempo. Circuito SC equivalente a um circuito activo RC. Circuitos integrados comerciais para realização de filtros com SC. Sinal de relógio. Amostragem de sinais. Exemplos de aplicação. 


T12

25 outubro 2018, 14:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Transformação complementar. Criação de zeros. Efeito de realimentação positiva na topologia de realimentação negativa. Secção biquadrática com realimentação múltipla. Secção biquadrática com dois integradores em malha: secção de Kerwin-Huelsman-Newcomb, de Tow-Thomas com e sem entradas múltiplas, Ackerberg-Mossberg com e sem entradas múltiplas. Exemplos de aplicação.