Sumários

T28

20 dezembro 2018, 14:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Simulação directa. Descrições matriciais de redes lineares. Conversores e inversores de imitância. Transformador e girador. Equivalências entre circuitos. Realizações em cascata. Transformador e girador. Equivalências entre circuitos. Realizações em cascata. Realização com amplificadores operacionais. Nulor, anulador e anuidor. Conversores e inversores com um amplificador operacional. GIC. Simulação de bobines. Método de Bruton. Super-condensador e super-bobine. Simulação de super-condensador com GIC. Conversão parcial de impedâncias. Secções biquadráticas com GICs.


L6

17 dezembro 2018, 17:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Projecto e realização de IIR passa-banda.


T27

17 dezembro 2018, 15:30 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Simulação operacional de filtro passa-baixo polinomial. Simulação de filtro passa-baixo com zeros a frequência finita. Realização de filtros passa-banda e filtros passa-alto. Integradores e sua realização com circuitos RC-activos, SC e digitais. Realização de filtros com os vários integradores. Exemplos de aplicação.


T26

13 dezembro 2018, 14:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Análise de filtros com modelo de ruído. Escalamento. Emparelhamento pólos-zeros e ordenamento de secções biquadráticas. Simulação de filtros passivos. Argumento de Orchard e equação de Feldtkeller. Métodos de simulação de filtros passivos. Filtros LC protótipos. Exemplos de aplicação.


P8

10 dezembro 2018, 17:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Exercícios sobre realização de filtros digitais recursivos.