Sumários

Tipagem molecular de isolados clínicos de Burkholderia cepacia

3 dezembro 2007, 08:00 Jorge Humberto Gomes Leitão

Foi discutido o impacto das bactérias oportunistas do complexo Burkholderia cepacia nas infecções respiratórias em doentes com Fibrose Quística. Discutiram-se vários métodos moleculares de tipagem e a sua aplicabilidade. Partido de perfis de ribotipagem, forma construidas matrizes binárias que foram usadas para a construção de dendrogramas usando o software NTSYSpc versão 2.0.

Miniteste

29 novembro 2007, 15:30 Leonilde Morais Moreira

Durante esta aula realizou-se o miniteste facultativo. Este miniteste teve por base a leitura de um artigo de investigação científica na área da Engenharia Genética. Neste foram usados várias dos métodos moleculares apresentados durante o programa da disciplina. Os objectivos do miniteste são treinar os alunos na leitura de (pelo menos) um artigo científico na área e testar o seu grau de aprendizagem, também com vista à preparação para exame.

Hibridação de Southern utilizando sondas não radioactivas (2ª parte)

29 novembro 2007, 08:00 Jorge Humberto Gomes Leitão

Efectuaram-se as lavagens restringentes à membrana que se tinha hibridado durante a noite anterior. De seguida efectuou-se o bloqueio da membrana, seguido da incubação com um anticorpo anti-fluoresceína. Por fim foi exposta uma película de autorradiografia e revelada, por forma a serem visíveis os fragmentos de hibridação.

Hibridação de Southern utilizando sondas não radioactivas (2ª parte)

28 novembro 2007, 08:00 Jorge Humberto Gomes Leitão

Tipagem Molecular

27 novembro 2007, 15:30 Leonilde Morais Moreira

Iniciou-se a discussão do conceito " genotipagem" e a seu papel na discriminação de estirpes bacterianas, em particular em estudos epidemiológicos de infecções bacterianas. Discutiram-se a aplicação da electroforese de campo pulsado para separar macrofragmentos de restrição e sua aplicação como um método de genotipagem. Apresentou-se a técnica de ribotipagem clássica e a noção de sonda universal. Apresentaram-se e discutiram-se resultados de ribotipagem bem como a sua utilização no estabelecimento de dendogramas.

Discutiram-se métodos de tipagem molecular, com base na amplificação de DNA por PCR como é o caso da técnica RAPD. Finalizou-se com a descrição da técnica de Multi locus sequence typing (MLST).