Sumários

Metais em solução aquosa. Precipitação e dissolução

2 abril 2019, 08:00 Sílvia Chaves

 O papel de diferentes partículas no sistema de autodepuração de iões metálicos pesados nos lagos. Resolução de um problema de tampão de metais. Formação de fases sólidas.


Metais em solução aquosa

1 abril 2019, 10:00 Sílvia Chaves

Soluções tampão de metais e suas aplicações. Exemplo de resolução de um problema de tampão de cálcio. Essencialidade e toxicidade dos iões metálicos. Determinação analítica de iões metálicos. Autodepuração de iões metálicos pesados nos lagos: comparação com os teores nas águas dos mares, rios e chuvas.


Metais em solução aquosa

28 março 2019, 10:30 Sílvia Chaves

Aplicação dos conceitos de constantes parciais de dissociação na resolução de um problema de contaminação com cobre na ausência de um ligando orgânico. Série de Irving-Williams (catiões da 1ª série de transição). Reacções que envolvem a matéria húmica presente nas águas naturais. Especiação do cobre na presença de um ligando orgânico. Soluções tampão de metais e suas aplicações.


Aula não leccionada

27 março 2019, 14:00 Sílvia Chaves

Só existe 1 turno de laboratório.


Metais em solução aquosa

26 março 2019, 08:00 Sílvia Chaves

Constantes globais e parciais de formação. Hidrólise do alumínio na presença e na ausência de hidróxido de alumínio sólido. Especiação inorgãnica do cobre envolvendo os ligandos carbonato e hidroxilo. Aplicação dos conceitos de constantes globais e parciais de formação na resolução de um problema de contaminação com cobre na ausência de um ligando orgânico.