Sumários

Programa Visual MINTEQ (2ª aula)

22 maio 2019, 14:00 Sílvia Chaves

Aplicação do programa Visual MINTEQ a uma situação de uma água destilada contaminada com chumbo ou cádmio, partículas de alumina em suspensão e com carbonatos (sistema aberto ou fechado).


Parâmetros físico-químicos

21 maio 2019, 08:00 Sílvia Chaves

Parâmetros físico-químicos (pH, condutividade, cloretos, sulfatos, sílica): natureza, tratamento adequado, métodos de determinação e efeitos associados.


Águas minerais portuguesas. Parâmetros organolépticos

20 maio 2019, 10:00 Sílvia Chaves

A água: sua indispensabilidade e limitação. Águas Minerais Portuguesas e sua classificação. Parãmetros organolépticos (cor, turbidez, aroma, sabor, temperatura): natureza, tratamento adequado, métodos de determinação e efeitos associados.


Resolução de problemas de cinética

16 maio 2019, 10:30 Sílvia Chaves

Resolução de problemas de cinética.


Programa Visual MINTEQ (1ª aula)

15 maio 2019, 14:00 Sílvia Chaves

Importância da especiação na toxicidade, biodisponibilidade e transporte dos elementos. Construção da matriz para o programa Visual MINTEQ e análise da situação para sistema aberto e para sistema fechado. Cálculo da concentração livre de carbonato a partir da alcalinidade e cálculo da concentração total de carbonato (balanço de massas). Explicação e aplicação do programa Visual MINTEQ a uma água destilada contaminada com chumbo e contendo carbonato.