Sumários

Determinação de cloretos

10 abril 2019, 14:00 Sílvia Chaves

Determinação do teor em cloretos na amostra de água de cada grupo por titulação potenciométrica de precipitação usando nitrato de prata como titulante.


Precipitação e dissolução. Reacções redox

9 abril 2019, 08:00 Sílvia Chaves

Análise de qual a fase sólida que controla a solubilidade (resolução gráfica e numérica) em águas naturais. Influência de complexantes orgãnicos na solubilidade. Reacções redox: conceito de par redox e exemplos de determinação do estado de oxidação de um elemento em diversos compostos.Evolução geológica do estado de oxidação da Terra em função da variação da composição da atmosfera terrestre.


Precipitação e dissolução

8 abril 2019, 10:00 Sílvia Chaves

Influência na solubilidade de factores tais como a temperatura, a pressão, a força iónica e o tamanho das partículas. Resolução de problemas de cálculo da solubilidade (efeito do ião comum, da presença de complexantes e efeito de competição).


Precipitação e dissolução. Resolução de um problema de complexação

4 abril 2019, 10:30 Sílvia Chaves

Hidróxidos e óxidos (exemplo da solubilidade do hidróxido de crómio em função do pH). Solubilidade do carbonato de cálcio em sistema fechado e em sistema aberto (efeito da pressão parcial de CO2 na solubilidade e no pH). Resolução de um problema de exame envolvendo reações de complexação.


Aula não leccionada

3 abril 2019, 14:00 Sílvia Chaves

Só existe 1 turno de laboratório.