Teste 2 e final do semestre

12 dezembro 2014, 12:01 João Pedro Pereira Boavida

Caros alunos,

Como sabem, temos o nosso segundo teste daqui a uma semana. A estrutura do teste será a seguinte:

• 2 perguntas de desenvolvimento (10 a 12 pontos cada), em que é preciso mostrar todo o trabalho e justificações, uma equações de primeira ordem (técnicas do episódio 1), a outra sobre equações de ordem superior (técnicas do episódio 5, ou, se preferirem, do 4);
  • cerca de 10 pontos (podem ser de desenvolvimento, escolha múltipla, ou uma mistura) sobre séries de Fourier e EDPs;
  • 10 pontos sobre matéria mais teórica (que podem incluir perguntas de escolha múltipla);
  • 6 perguntas de escolha múltipla (3 pontos cada se a resposta estiver completamente correta, 0 pontos caso contrário), incluindo as indicadas nos items anteriores.

Como já falámos nas aulas, os dois tópicos que eu considero mais importantes em equações diferenciais são os indicados no primeiro item acima. Assim, podem assumir que será virtualmente impossível conseguir a nota mínima (18/50 para o teste poder contar) sem fazerem um bom trabalho nesses dois assuntos.

Um sítio onde podem encontrar todas as páginas de ACED para todos os cursos é aqui. Se quiserem ver só testes antigos escritos por mim, procurem por cursos do tagus nos semestres em que eu dei ACED. Mas lembrem-se sempre que apesar de a estrutura do teste ser sempre mais ou menos a mesma, não faço o menor esforço para que haja perguntas paralelas de teste para teste. Ou seja, se se basearem demasiado nos testes antigos, é garantido (acontece todos os semestres) que vão achar este teste mais difícil. Se se basearem no que fomos fazendo ao longo do semestre, vão achar a dificuldade comparável.

Recordo que para a aula de segunda feira (e a ficha que termina no domingo), é importante que vejam o Isto é Matemática - T02E09 - Boas vibrações.

Outros prazos a decorrer: a ficha 24 termina este domingo (dia 14) às 23:00, o último inquérito (sobre o que vos preocupa para o teste) termina na 3ª (dia 16) às 23:00, e as inscrições para o teste terminam na 5ª (dia 18) às 11:00 da manhã. Para planear a logística, é crucial saber quantas pessoas estão a planear ir ao teste.

Até logo,

João