Exame escrito não presencial

13 junho 2020, 23:20 Horácio Neto

Os enunciados do exame serão publicados na secção “Exame 22 de Junho”, nas horas indicadas para o início de cada uma das 2 partes.

Os alunos devem inscrever-se individual e previamente (de 15 a 21 de Junho) no agrupamento “Exame 1” da UC (para acesso à plataforma de submissão das provas).

Os alunos devem seguir as recomendações do IST, nomeadamente em https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/codigo-honra/ e

Estrutura:
O exame será constituído por 2 grupos de questões, grupo I e grupo II, que serão resolvidos em folhas manuscritas e digitalizados/submetidos separadamente. Cada uma das partes terá 1 hora para resolução, seguida de 15 min para digitalização e submissão. Haverá um período inicial de 15 min para acesso à plataforma Discord e Identificação.

Calendarização:
11H30: Início, acesso dos alunos à plataforma e identificação.
11H35: Publicação do enunciado I
11H45-12H45: Resolução do Grupo I
12H45-13H00: Digitalização e submissão da resolução do Grupo I
12H50: Publicação do enunciado II
13H00-14H00: Resolução do Grupo II
14H00-14H15: Digitalização e submissão da resolução do Grupo II

Realização:
As provas são realizadas individualmente – de acordo com o Código de Honra do IST.
Durante as provas podem ser consultados o projecto realizado (pelo grupo do aluno) e os elementos de estudo da UC.
As provas manuscritas devem garantir a legibilidade necessária, tendo em conta a digitalização posterior, sem o que não poderão ser classificadas.

Submissão:
Cada resolução deve ser digitalizada garantindo a legibilidade necessária, incluir o cartão de aluno/número, e deve ser submetida como um único ficheiro .pdf através do projecto fenix respectivo (no prazo definido):
Grupo 1 – Projecto Fenix “Exame1 Grupo 1” (até às 13H00)
Grupo 2 – Projecto Fenix “Exame1 Grupo 2” (até às 14H15)
Não serão aceites submissões por outra via, nem após a hora indicada.

Identificação:
Será realizada através de uma ligação vídeo na plataforma Discord, antes do início do exame, ou nos primeiros 20 min (11H15-11H50).

Caso um aluno não disponha de condições para realizar as ligações necessárias, poderá solicitar a realização da prova nas instalações do Técnico, conforme indicado em https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/alunos/

Teste do sistema:
Poderá ser feito um teste prévio das ligações e do sistema. Os alunos que o desejarem podem combinar o teste para um dos horários de dúvidas da semana anterior ao teste.

Apoio/interacção durante a prova:
Durante a prova, todos os esclarecimentos, avisos, etc, serão realizados na plataforma Discord através do canal Exame da UC, de mensagens individuais ou, caso necessário, do canal de voz.

Discord

16 março 2020, 16:14 Horácio Neto

Pff usem preferencialmente os canais discord para dúvidas e quaisquer questões genéricas sobre a UC.

Suspensão das actividades lectivas presenciais da UC

10 março 2020, 17:46 Horácio Neto

Como é do conhecimento de todos, as actividades lectivas presenciais no IST estão suspensas, de 11 de Março até 27 de Março.

Neste sentido, e para tentar mitigar os efeitos negativos imediatos:

1. Está disponível o empréstimo temporário de uma placa Zybo Z7 a cada grupo (para todos os grupos que compareceram às 2 aulas de laboratório realizadas).
Os alunos devem contactar o técnico de laboratório António Alves, durante o horário normal de serviço. Os alunos serão responsáveis pela boa utilização e devolução em boas condições das placas.

2. O prazo de entrega do questionário é alargado por duas semana.

3. Os slides das aulas teóricas, disponibilizados habitualmente, incluirão anotações adicionais para apoio ao estudo.

4. É disponibilizado um fórum específico (servidor discord) para discussão de todos os tópicos relacionados com o ensino/aprendizagem da UC.

5. O método de avaliação mantém-se, com os ajustes que forem necessários de acordo com a evolução das condições de ensino.

As aulas recomeçam, no formato não presencial, no dia 18 de Março.

Course Introduction

15 janeiro 2020, 19:13 Horácio Neto

Lectures will begin on the week of Feb-19.

Labs will begin on the week of Feb-26. Each group may have up to 2 students. Lab inscriptions will be processed via fenix-groups, starting after the first lecture class. Details will be provided during the course presentation.

The course main objective is the design and implementation of Hardware/Software systems of medium complexity using SoC FPGAs.
HW/SW codesign involves the development of cooperative software and hardware components to achieve system level requirements (performance, energy efficiency, cost). By combining embedded processors and programmable hardware in a single chip, SoC FPGAs provide a most suitable platform to implement efficient (performance-per-watt) HW/SW architectures for a wide range of embedded applications, including data processing and AI computing at the edge.

The course will be design-focused using the Zynq-7000 SoC FPGA devices, which integrate in the same chip a dual-core ARM processor-based software system with a FPGA-based hardware system. The class project involves taking a baseline C code for a machine learning visual recognition application using a convolutional neural network (CNN) and implementing it, as efficiently as possible, on the SoC-FPGA.

The course designs will be developed using the Vivado Design Suite and the Zybo development board.

The hardware components will be developed using a High-Level Synthesis (HLS) flow from a C hardware specification.

The students are assumed to have a basic understanding of processor-based systems, digital systems, and C programming, as acquired in the MEEC 1st cycle.