Dissertação

{pt_PT=Inspection and Control of Ageing Ship Structures} {} EVALUATED

{pt=O transporte marítimo tem sido um dos principais métodos de transporte durante a história, continuando a ser responsável pelo transporte de grandes quantidades de bens, mantendo a economia mundial ativa. Apesar de todos os novos materiais, o aço continua a ser o material mais utilizado na indústria naval, nomeadamente em navios de maiores dimensões como porta contentores, navios-tanque ou cruzeiros. São tantos os navios em serviço hoje em dia, que a sua inspeção e manutenção torna-se cada vez mais essencial para prevenir acidentes e avarias, diminuindo a produtividade dos navios. O principal objetivo deste trabalho é investigar um método de inspeção de chapas de aço, parte constituinte dos painéis que são uma parte crucial da estrutura de um navio. O método consiste em utilizar a resposta dinâmica de uma chapa corroída sujeita a um choque mecânico de modo a obter o nível de resistência máxima da chapa. Obtendo este valor de resistência máxima, seria possível determinar se a chapa em questão necessitaria ser reparada, trocada ou se ainda estaria em condições de operação. Para desenvolver este método, será utilizado o software ANSYS para determinar o rácio de resistência máxima das chapas intactas e corroídas estudadas e para obter a resposta dinâmica das mesmas quando submetidas a um choque mecânico. Os dados obtidos com o ANSYS serão depois utilizados através de análises estatísticas para obter uma relação entre a resposta dinâmica e a resistência máxima de uma chapa. , en=Ships have been a significant function to transport cargo around the world for centuries, and nowadays this industry is still responsible for a large share of the world’s goods transportation, keeping the trade and economy flowing. Even with new materials being tested and used every year in the marine industry, steel is the most used material for large ships, like cargo ships, ferries or cruise ships. With hundreds of vessels going around the world daily, it is necessary to have maintenance and inspection methods to keep the ships functioning and to prevent accidents, although this actions take time and make the ships stop, decreasing their productivity. The main objective of this work is to create a method for the inspection of steel plates. The method that will be analysed in this study consists of using the dynamic response of a corroded steel plate submitted to a mechanical shock to check what the ultimate strength level of the plate is. Having this ultimate strength value, it would be possible to determine if the plate needed to be repaired or replaced or if it could remain onboard. For this, the finite element software Ansys will be used to determine the ultimate strength ratio of intact and corroded plates and to simulate a mechanical shock and record the dynamic response of the same plates. The data obtained from Ansys will then be used for statistical analysis in order to obtain a relationship between the dynamic response and ultimate strength ratio of a plate.}
{pt=Corrosão, chapa, vibração, transiente, inspeção, en=Corrosion, plate, vibration, transient, inspection}

novembro 27, 2019, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Yordan Ivanov Garbatov

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático