Dissertação

{pt_PT=Projeto de Melhoria do Sistema de Suspensão de um AGV com vista à Redução dos Custos de Produção} {} EVALUATED

{pt=O tempo de produção de um componente está intimamente ligado ao custo de fabrico do mesmo. Desta forma, é necessário manipular a geometria dos componentes, conduzindo à redução do tempo de fabrico e, consequentemente, custo. Neste contexto, surge a necessidade de realizar de um projeto de melhoria do sistema de suspensão de um AGV (Automated Guided Vehicle), para transporte de paletes, de carga elevada (2 ton), com o objetivo de reduzir o custo de fabrico. Este sistema de suspensão é composto por um sistema de tração, mola e componentes mecânicos. A maioria dos componentes mecânicos são fabricados por maquinagem. Desta forma, recorreu-se a simulações, utilizando softwares de CAM (Computer Aided Machining). De forma iterativa, foi possível obter uma nova geometria que, cumprindo as mesmas especificações, tivesse um tempo de produção mais baixo. Nesta dissertação apresenta-se a descrição do sistema de suspensão original, a pesquisa de patentes relevantes, o desenvolvimento da solução proposta e modelos CAD/CAM, como ferramenta de apoio à decisão, fabrico e montagem da suspensão, e uma análise simplificada de custos. Nas notas de cálculo é feita uma análise dinâmica do sistema (análise de quarto de carro) e analisam-se os principais componentes estruturais e ligações aparafusadas. São apresentados possíveis desenvolvimentos futuros do projeto. Em anexo encontram-se os ensaios realizados e os desenhos técnicos. Os objetivos do projeto foram alcançados, verificando-se uma redução estimada do tempo de fabrico de 38% e uma redução de custos de 23%. Apresenta-se um novo sistema de suspensão que satisfaz os requisitos e constrangimentos especificados., en=The manufacturing time of a component is closely linked to its cost. Thus, it is necessary to manipulate the geometry of the components, leading to a reduction in manufacturing time and, consequently, cost. Within this scope, the need arises for a project to improve the suspension system of a high-load (2 ton) Automated Guided Vehicle (AGV), for pallet transport, with the aim of reducing its manufacturing cost. This suspension system consists of electrical components (traction system), spring and mechanical components. Most mechanical components are manufactured by machining. Therefore, simulations were made using CAM (Computer Aided Machining) software. Iteratively, it was possible to obtain a new geometry that met the same specifications and had a shorter production time. The following topic are present in this dissertation: the description of the original suspension system, relevant patent research, the development of the proposed solution and CAD / CAM models as a decision-support tool, manufacture and assembly of the suspension system, and a simplified cost analysis. In addition, a dynamic analysis of the suspension system (quarter-car analysis) was made and the main structural components and bolted connections were analysed. Possible future developments of the project are also presented. The tests performed and technical drawings can be found in the appendices. The project objectives were fulfilled with an expected 38% reduction in manufacturing time and a 23% cost reduction. A new suspension system is presented that meets the specified requirements and constraints of the project.}
{pt=Sistema de Suspensão, AGV, Projeto Mecânico, Análise de um Quarto de carro, Tempo de Maquinagem, Custos de Produção., en=Suspension system, AGV, Structural Project, Quarter-car Analysis, Machining Time, Manufacturing Cost}

novembro 13, 2019, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel António Lopes de Matos Neves

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado