Dissertação

{pt_PT=Influence of spectra model on the ship response} {} EVALUATED

{pt=A predição das respostas do navio em excitação de ondas oceânicas é importante no projeto, como no tempo de operação. As estruturas devem resistir aos carregamentos induzidos por ondas e garantir que movimentos e acelerações estejam dentro de limites aceitáveis, de forma que o conforto e segurança de pessoas e carga a bordo não sejam esquecidos. Modelos paramétricos de espectro de energia de onda podem ser usados para descrever a distribuição da energia de onda nos domínios de frequência e direcional. As respostas do navio podem ser estimadas por ele, através das funções de transferência correspondentes. Esse trabalho visa investigar a influência dos modelos de espectro nas respostas do navio, estudando a relevância do clima de onda nas diferenças entre eles, de forma que modelos de espectro adequados podem ser recomendados de acordo com as vias marítimas onde as embarcações são projetadas para operar. Casos nos quais a abordagem tradicional unidirecional de pico único fornece respostas suficientemente acuradas serão destacados, bem como aqueles nos quais é necessária uma melhor descrição da energia do campo de onda em termos de componentes de onda e direcionalidade. Modelos de pico único e duplo mostraram apresentar resultados semelhantes em campos de onda dominados. Modelos uni e multidirecionais não mostraram concordância expectável, embora maior semelhança em clima de onda severo foi verificada em heave, sugerindo que modelos mais simples podem ser usados. Uma variabilidade mais acentuada nas diferenças em roll foi observada, significando que uma melhor descrição da energia do campo de onda é sugerida., en= The prediction of the ship responses in ocean-waves excitement is of marked importance on the design, as well as in lifetime operations. The structures have to withstand the wave induced loads as to guarantee motions and accelerations to be contained within acceptable limits, so that the comfort and safety of people and cargo onboard are not overlooked. Wave energy spectra parametric models can be used to describe the distribution of wave energy into both the frequency and directional domains. The ship responses can be estimated from them, regarding the correspondent RAOs. This work aims at investigating the influence of the spectra models on the ship responses, studying the significance of the wave climate on the differences between the models, so that suited spectral models can be recommended according to the seaways the vessels are designed to operate. Cases in which the traditional uni-directional single-peaked approach provides enough accurate responses are to be highlighted, as also those in which a better description of the wave field energy in terms of wave components and directionality is needed. Single and double-peaked models were found to present agreeing results in dominated wave fields. Uni- and multi-directional models did not show to provide expectable agreement, although higher similarity in more severe wave climate was verified in heave, suggesting that simpler models can be used. A more marked variability on the differences in roll was observed, meaning that a better description of the wave field energy is suggested.}
{pt=Modelos Espectrais, Respostas do Navio, Clima de Onda, en=Spectra Models, Ship Responses, Wave Climate}

Outubro 15, 2019, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Roberto Vettor

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado