Dissertação

{pt_PT=Análise da Viabilidade Económica de Operações de Abastecimento de Gás Natural Liquefeito como Combustível Marítimo em Portugal} {} EVALUATED

{pt=O Gás Natural Liquefeito (GNL) utilizado como combustível marítimo é uma alternativa aos combustíveis diretamente derivados do petróleo, permitindo atenuar os problemas ambientais e cumprir com a legislação aplicável ao transporte marítimo. Contudo, apresenta-se como um combustível recente quando utilizado para a propulsão de navios e, por isso, são muitas as dúvidas quanto à viabilidade económica de negócios futuros que compreendem o abastecimento de navios. O presente trabalho é assente em três pontos cruciais: previsão da procura futura de GNL na costa portuguesa, simulação de abastecimento de GNL a navios e análise económico-financeira. Para a previsão da procura futura são construídos diversos cenários tendo como horizonte o ano de 2030. Os portos em estudo são os portos de Sines, Leixões, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada. A simulação de abastecimento permite avaliar a operação do navio de abastecimento perante os cenários de procura de GNL e perante a aleatoriedade dos processos necessários às operações de abastecimento. Por último tem-se a análise económico-financeira. Consiste no processo com o qual é possível obter o Frete Mínimo Requerido, isto é, o custo adicional do combustível a cobrar ao cliente por cada tonelada de GNL fornecido. Constata-se que o custo adicional de combustível a ser cobrado na costa portuguesa é superior ao custo cobrado em países pertencentes à União Europeia. Por esta razão acredita-se que seja pouco provável que Portugal venha a competir com países vizinhos e a atrair potenciais clientes, muito devido a valores de procura previstos muito reduzidos nos portos em estudo. , en=Liquefied Natural Gas (LNG) used as a marine fuel is an alternative to directly petroleum-based fuels, allowing mitigation of the environmental problems and to comply with regulations applied to navigation. However, it is a recent source of energy when used for the propulsion of ships and, consequently, there are many concerns about the economic feasibility of providing an LNG bunkering service to ships. This project is based on three crucial points: LNG demand forecast in the Portuguese coast, simulation of LNG bunkering operations to ships and an investment analysis. In order to predict LNG future demand, several scenarios are built having as limit the year of 2030. The ports under study are the ports of Sines, Leixões, Lisbon, Funchal and Ponta Delgada. The simulation of LNG bunkering operations allows evaluating the bunkering vessel behaviour according to different LNG demand scenarios and to some random events and processes associated with supply operations. Lastly, there is the economic feasibility analysis. It consists of the process with which it is possible to obtain the Required Freight Rate, the same as saying the surcharge charged to the final customer for each ton of LNG supplied. It is noted that the surcharge to be applied in the Portuguese coast is higher when compared with the surcharge required in other countries belonging to the European Union. For this reason is unlikely that Portugal will compete with neighbouring countries and attract potential customers, in part due to the very low demand forecasted for the ports under study. }
{pt=Sustentabilidade, Transporte marítimo, Emissões, Bancas marítimas, GNL, Custo., en=Sustainability, Maritime transportation, Emissions, Bunkering, LNG, Cost.}

Junho 24, 2019, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar