Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Opções > Opções 7º Semestre > Aeroacústica

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Opções de Espaço > 8º Semestre de Espaço > Aeroacústica

Nível

A avaliação de conhecimentos é feita por um teste (50%) e um trabalho (50%). Para ter aproveitamento na cadeira o aluno tem obrigatoriamente que obter uma classificação no teste igual ou superior a nove valores e meio em vinte valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo da cadeira é o de introduzir o aluno nas teorias de geração de som, devido à interacção fluido-estrutura. Serão estudados exemplos de ruído provocado por máquinas rotativas, veículos, aeronaves e motores de propulsão.

Programa

1 ONDAS SONORAS: Introdução; Medidas Subjectivas do Som; Equações de Conservação; Velocidade da Perturbação; Determinação da velocidade do Som; Estudo Energético da Perturbação. 2 ONDAS TRI-DIMENSIONAIS: Onda Plana; Onda Esférica centrada na Origem; Som gerado por Bolha a pulsar; Som gerado por Esfera a vibrar; Ondas Bi-Dimensionais 3 ONDAS EM TUBEIRAS: Tubeiras de Secção Quadrada; Tubeiras de Secção Variável 4 SUPERFÍCIES DE DESCONTINUIDADE: Propagação do Som pelas Paredes; Ondas Oblíquas numa Superfície; Refracção do Som 5 TEORIA DOS RAIOS SONOROS: Lei de Snell; Propagação do Som na Água; Propagação do Som na Atmosfera 6 CÂMARAS DE REVERBERAÇÂO: Tubos de Órgão; Tubo de Rijke; Ressoador de Helmholtz; Acústica de Edifícios; Tubo de Rijke; Tempo de Reverberação 7 FONTES DE RUÍDO E ANALOGIA DE LIGHTHILL: Silêncio: Único Campo Homogéneo num Espaço sem Fronteiras; Definição de Fonte Sonora; Distribuição de Fontes Monopolares e Dipolares; Monopolos e Dipolos Pontuais; Exemplos de Fontes Acústicas; Som Gerado pelo Escoamento: Analogia de Lighthill; Ruído de Jacto; Som de Corpos no Escoamento 8 TEOREMA DA RECIPROCIDADE: Reciprocidade de Fonte e Campo; Fontes Sonoras na vizinhança de Superfícies de de Descontinuidade; Teorema de Kirchoff para Superfícies Planas 9 CAMPO SONORO DE FONTES EM MOVIMENTO: Fontes com Velocidade Constante; Frequência do Som Ouvido; Coordenadas do Emissor e do Receptor; Fonte Supersónica: Cone de Mach; Campo Sonoro de uma Fonte Pontual em Movimento: Adição Pontual de Massa e/ou Fonte Pontual

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos é feita por um teste (50%) e um trabalho (50%). Para ter aproveitamento na cadeira o aluno tem obrigatoriamente que obter uma classificação no teste igual ou superior a nove valores e meio em vinte valores.

Bibliografia

Principal

Sound and Sources of Sound

A. P. Dowling & J. E. Ffowcs-Williams

1983

John Wiley & Sons


Theory of Vortex Sound

M. S. Howe

2003

Cambridge University Press


Secundária

Aircraft Noise

J. T. Smith

1989

Cambridge University Press


Aeroacoustics of Flight Vehicles - Theory and Practice: Noise Sources

H. H. Hubbard

1994

Springer Verlag


Acoustics of Fluid-Structure Interactions

M. S. Howe

1998

Cambridge University Press