Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aeronáutica > Aeroacústica

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Opções > Opções 7º Semestre > Aeroacústica

MEAer 2021 > MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Aeronaves > Aeroacústica

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Opções de Espaço > 8º Semestre de Espaço > Aeroacústica

Nível

- 4 avaliações contínuas (50% da nota final); - Um exame escrito (50% da nota final).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo da Unidade Curricular é o de introduzir o aluno às teorias de geração de som, devido em particular à interacção fluido-estrutura. Serão estudados exemplos de ruído provocado por máquinas rotativas, veículos, aeronaves e motores de propulsão.

Programa

1 ONDAS SONORAS: Medidas Subjectivas do Som; Equações de Conservação; Velocidade da Perturbação; Determinação da velocidade do Som; Estudo Energético da Perturbação. 2 ONDAS TRI-DIMENSIONAIS: Onda Plana; Onda Esférica centrada na Origem; Som gerado por Bolha a pulsar; Som gerado por Esfera a vibrar; Ondas Bi-Dimensionais. 3 ONDAS EM TUBEIRAS: Tubeiras de Secção Quadrada; Tubeiras de Secção Variável 4 SUPERFÍCIES DE DESCONTINUIDADE: Propagação do Som pelas Paredes; Ondas Oblíquas numa Superfície; Refracção do Som. 5 TEORIA DOS RAIOS SONOROS: Lei de Snell; Propagação do Som na Água; Propagação do Som na Atmosfera 6 CÂMARAS DE REVERBERAÇÂO: Tubos de Órgão; Tubo de Rijke; Ressoador de Helmholtz; Acústica de Edifícios; Tempo de Reverberação 7 FONTES DE RUÍDO E ANALOGIA DE LIGHTHILL: Definição de Fonte Sonora; Analogia de Lighthill 8 CAMPO SONORO DE FONTES EM MOVIMENTO: Efeito de Doppler; Coordenadas do Emissor e do Receptor; Fonte Supersónica: Cone de Mach.

Metodologia de avaliação

- 4 avaliações contínuas (50% da nota final); - Um exame escrito (50% da nota final).

Pré-requisitos

NA

Componente Laboratorial

NA

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador (100%), Competências Intrapessoais (100%)

Bibliografia

Principal

Sound and Sources of Sound

A. P. Dowling & J. E. Ffowcs-Williams

1983

John Wiley & Sons


Secundária

Aircraft Noise

J. T. Smith

1989

Cambridge University Press


Aeroacoustics of Flight Vehicles - Theory and Practice: Noise Sources

H. H. Hubbard

1994

Springer Verlag


Acoustics of Fluid-Structure Interactions

M. S. Howe

1998

Cambridge University Press


Elements of Aviation Acoustics

G.J.J. Guijgrok

2009

Delft Academic Press


ICAO Annex 16 - Environmental Protection - Volume I - Aircraft Noise

ICAO

2017

International Civil Aviation Organization


Theory of Vortex Sound

M. S. Howe

2003

Cambridge University Press