Disciplina
Controlo e Gestão da Qualidade
Área
Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial > Gestão Industrial
Activa nos planos curriculares
MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Controlo e Gestão da Qualidade
MEMat 2021 > MEMat 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Controlo e Gestão da Qualidade
PAST-LEA > PAST-LEA > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade
PAST-LEGI > PAST-LEGI > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade
PAST-LEFT > PAST-LEFT > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade
PAST-LEM > PAST-LEM > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade
LEM 2003 > LEM 2003 > Ramo de Produção > Controlo e Gestão da Qualidade
LEM > LEM > Tronco Comum > Controlo e Gestão da Qualidade
Nível
Metodologia de avaliação: A metodologia de ensino basear- se- á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas de demonstração e trabalhos experimentais. Avaliação: elaboração de um manual da qualidade e dois procedimentos de qualidade. Exames finais.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
Pretende-se que o aluno seja capaz de: conceber, implementar e auditar um sistema de gestão da qualidade duma empresa (Norma NP EN ISO 9001) ou de um laboratório (Norma NP EN 17025); aplicar métodos de controle de qualidade de produtos; aplicar métodos de metrologia à análise de parâmetros da qualidade; estabelecer critérios e procedimentos de controlo estatístico de processo e de amostragem; compreender a influência dos factores humanos na motivação para a qualidade; calcular custos da qualidade.
Programa
1. Gestão da qualidade. Definições. 2. Gestão integrada da qualidade e de sistemas de controlo de produto e processos. Filosofias ou critérios básicos de garantia de qualidade. Sistema português da qualidade Normas ISO 9001, 17025, 14001 e NP 4397. 3. Implementação de sistemas de gestão de qualidade. 4. Exemplos de controlo de qualidade de matérias primas, materiais, semiprodutos e produtos finais (ensaios não destrutivos). 5. Exemplos de auditorias de qualidade. 6. Higiene e Segurança do Trabalho. Gestão de pessoal. 7. Calibrações e incertezas. 8. Controlo estatístico do processo. Amostragem. 9. Custos da qualidade.
Metodologia de avaliação
Metodologia de avaliação: A metodologia de ensino basear- se- á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas de demonstração e trabalhos experimentais. Avaliação: elaboração de um manual da qualidade e dois procedimentos de qualidade. Exames finais.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Quality Control and Total Quality Management
Education,Qualidade Uma filosofia de gestão
Qualidade Total de Recursos Humanos
Manual de Higiene e Segurança do Trabalho na Indústria
Séries de normas ISO 9001, ISO 17025, ISO 14001 e NP 4397
Instituto Português da Qualidade
Instituto Português da Qualidade
Princípios da gestão da qualidade