Disciplina

Controlo e Gestão da Qualidade

Área

Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial > Gestão Industrial

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Nível

Exame final (com nota mínima de 10) - 50% da Nota Final. Trabalho Prático de Grupo (com nota mínima de 10) - 50% da Nota Final . Este trabalho prático consiste na elaboração de: um Manual da Qualidade (de uma empresa ou laboratório) + dois Procedimentos de Gestão da Qualidade + um Procedimento Operativo.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

0.75 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de: conceber, implementar e auditar um sistema de gestão da qualidade duma empresa (Norma NP EN ISO 9001) ou de um laboratório (Norma NP EN 17025); aplicar métodos de controle de qualidade de produtos; aplicar métodos de metrologia à análise de parâmetros da qualidade; estabelecer critérios e procedimentos de controlo estatístico de processo e de amostragem; compreender a influência dos factores humanos na motivação para a qualidade; calcular custos da qualidade.

Programa

1. Gestão da qualidade. Definições. 2. Gestão integrada da qualidade e de sistemas de controlo de produto e processos. Filosofias ou critérios básicos de garantia de qualidade. Sistema português da qualidade ¬ Normas ISO 9001, 17025, 14001 e NP 4397. 3. Implementação de sistemas de gestão de qualidade. 4. Exemplos de controlo de qualidade de matérias primas, materiais, semi¬produtos e produtos finais (ensaios não destrutivos). 5. Exemplos de auditorias de qualidade. 6. Higiene e Segurança do Trabalho. Gestão de pessoal. 7. Calibrações e incertezas. 8. Controlo estatístico do processo. Amostragem. 9. Custos da qualidade.

Metodologia de avaliação

Exame final (com nota mínima de 10) - 50% da Nota Final. Trabalho Prático de Grupo (com nota mínima de 10) - 50% da Nota Final . Este trabalho prático consiste na elaboração de: um Manual da Qualidade (de uma empresa ou laboratório) + dois Procedimentos de Gestão da Qualidade + um Procedimento Operativo.

Pré-requisitos

IMPORTANTE: Nesta disciplina os alunos têm de ler legislação Portuguesa e têm de escrever um Manual da Qualidade e três procedimentos da Qualidade em português.

Componente Laboratorial

NA.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA.

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico e inovador (criatividade, pensamento estratégico, resolução de problemas, tomada de decisão) - Competencias interpessoais (apresentações orais, trabalho em equipa, competencias de organização e comunicação) - Competencias Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preseverança, auto motivação, utilização de ferramentas informáticas, multimedia e apresentação) - Literacia da informação e dos média (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como de analisar e avaliar o seu conteudo) Esta competencias serão avaliadas pelos relatorios dos projectos e durante a discussão oral consistindo em 10% da classificação final.

Bibliografia

Principal

"Quality Control and Total Quality Management"

P L Jain

2001

McGrawHill


"Education,Qualidade Uma filosofia de gestão"

C. Cruz e O. Carvalho

1998

Texto Editora


"Ergonomia projecto e produção"

I. Lida

1999

Dina Livro


"Qualidade Total de Recursos Humanos"

B. Base e C. Cooper

2000

Editorial Presença


"Manual de Higiene e Segurança do Trabalho na Indústria"

R. Macedo

2001

Fundação Calouste Gulbenkian


"Séries de normas ISO 9001, ISO 17025, ISO 14001 e NP 4397"

Instituto Português da Qualidade

2006

Instituto Português da Qualidade


"Princípios da gestão da qualidade"

R. Fey e S. Gogue

1996

Fundação Calouste Gulbenkian