Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais em Engenharia > Materiais Estruturais

Activa nos planos curriculares

MEM 2017 > MEM 2017 > 1º Ciclo > Seminários de Engenharia de Materiais

LEMat 2021 > LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Seminários de Engenharia de Materiais

Nível

A avaliação será sob a forma de uma monografia escrita, a desenvolver durante o período lectivo, seguida da respectiva apresentação pública.

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

56.0 h/semestre

Objectivos

Esta UC tem dois objectivos principais: - reforçar nos estudantes competências de gestão do tempo, trabalho em equipa e de comunicação (escrita e oral); - ajudar o aluno a compreender o que é a Engenharia de Materiais e as suas áreas de intervenção, qual a sua importância no desenvolvimento científico e tecnológico bem como o seu impacto socioeconómico. Destina­se ainda dar a conhecer as funções que um Engenheiro de Materiais pode desempenhar, qual o seu papel numa empresa e num ambiente de trabalho.

Programa

O programa da disciplina desenvolve­se na forma de seminários. Os seminários de soft skills serão realizados por técnicos do NDA (Núcleo de Desenvolvimento Académico), enquanto que os seminários sobre a Engenharia de Materiais serão realizados por ex­alunos a desenvolver a sua atividade profissional em vários sectores.

Metodologia de avaliação

A avaliação será sob a forma de uma monografia escrita, a desenvolver durante o período lectivo, seguida da respectiva apresentação pública.

Pré-requisitos

NA.

Componente Laboratorial

NA.

Princípios Éticos

All members of a group are responsible for the group’s work In any assessment, every student shall honestly disclose any help received and sources used. In an oral assessment, every student shall be able to present and answer questions about the entire assignment and solution.

Componente de Programação e Computação

NA.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas); Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação), e Literacia da informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser 20%.

Bibliografia

Principal

"Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios segundo Bolonha"

Maria José Sousa e Cristina Sales Baptista.

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"Competências Pessoais e Sociais – Guia Prático para a Mudança Positiva"

Anabela Maria Sousa Pereira, Manuel Jacinto Jardim

2006

Edições Asa.


"Inteligência Social – A nova ciência das relações humanas"

Daniel Goleman

2007

Círculo de Leitores


Específica para cada aluno (Specific for each student)

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