Disciplina
Seminários de Engenharia de Materiais
Área
Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais em Engenharia > Materiais Estruturais
Activa nos planos curriculares
MEM 2017 > MEM 2017 > 1º Ciclo > Seminários de Engenharia de Materiais
LEMat 2021 > LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Seminários de Engenharia de Materiais
Nível
A avaliação será sob a forma de uma monografia escrita, a desenvolver durante o período lectivo, seguida da respectiva apresentação pública.
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
Esta UC tem dois objectivos principais: - reforçar nos estudantes competências de gestão do tempo, trabalho em equipa e de comunicação (escrita e oral); - ajudar o aluno a compreender o que é a Engenharia de Materiais e as suas áreas de intervenção, qual a sua importância no desenvolvimento científico e tecnológico bem como o seu impacto socioeconómico. Destinase ainda dar a conhecer as funções que um Engenheiro de Materiais pode desempenhar, qual o seu papel numa empresa e num ambiente de trabalho.
Programa
O programa da disciplina desenvolvese na forma de seminários. Os seminários de soft skills serão realizados por técnicos do NDA (Núcleo de Desenvolvimento Académico), enquanto que os seminários sobre a Engenharia de Materiais serão realizados por exalunos a desenvolver a sua atividade profissional em vários sectores.
Metodologia de avaliação
A avaliação será sob a forma de uma monografia escrita, a desenvolver durante o período lectivo, seguida da respectiva apresentação pública.
Pré-requisitos
NA.
Componente Laboratorial
NA.
Princípios Éticos
All members of a group are responsible for the group’s work In any assessment, every student shall honestly disclose any help received and sources used. In an oral assessment, every student shall be able to present and answer questions about the entire assignment and solution.
Componente de Programação e Computação
NA.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas); Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação), e Literacia da informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser 20%.
Bibliografia
Principal
"Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios segundo Bolonha"
Maria José Sousa e Cristina Sales Baptista.
"Competências Pessoais e Sociais – Guia Prático para a Mudança Positiva"
Anabela Maria Sousa Pereira, Manuel Jacinto Jardim
"Inteligência Social – A nova ciência das relações humanas"
Específica para cada aluno (Specific for each student)