Disciplina
Programação 3D
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica
Activa nos planos curriculares
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MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Programação 3D
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Programação 3D
Nível
Componente teórica (2 minitestes com possibilidade de repescagem e sem nota mínima): 20%; Componente laboratorial (4 exercícios; nota mínima: 9,5 valores): 80%. 3 exercícios de laboratório focam nas técnicas de Ray-Tracing (45%). 1 exercicio de laboratório refere-se ao desenvolvimento da aplicação Unity 3D (35%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Esta unidade curricular introduz e discute a aplicação das leis da Física na geração de imagens 3D de Alta Fidelidade (Fotorealismo), com especial enfoque na simulação do processo físico de Transporte de Luz e a correspondente interacção com a matéria. Para além das técnicas baseadas em Ray-Tracing, a cadeira inclui ainda o desenvolvimento de uma aplicação gráfica 3D interactiva com efeitos fotorealistas, baseada no motor de jogo Unity 3D, através do uso das suas bibliotecas de Assets e de shaders.
Programa
Equação de Transporte de Luz, Síntese de Imagem fotorealista e o algoritmo de Ray-Tracing, Técnicas de Intersecção Geométricas, Materiais, Integração Monte Carlo, Técnicas de Aceleração: Grelhas, KD-Trees e Hierarquias de Volumes Envolventes; BRDF e Light Sampling, Sampling & Path Tracing, Photon Mapping, Motor de Jogo Unity 3D: GUI, game objects e componentes, luzes, materiais, corpos rígidos, scripting, input e character control, câmaras, prefabs, colliders, triggers e shaders.
Metodologia de avaliação
Componente teórica (2 minitestes com possibilidade de repescagem e sem nota mínima): 20%; Componente laboratorial (4 exercícios; nota mínima: 9,5 valores): 80%. 3 exercícios de laboratório focam nas técnicas de Ray-Tracing (45%). 1 exercicio de laboratório refere-se ao desenvolvimento da aplicação Unity 3D (35%).
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Physically Based Rendering : From Theory to Implementation, Second Edition
“Ray Tracing from the Ground Up”
“Real-Time Rendering”, Third Edition