Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Programação 3D

MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Programação 3D

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Programação 3D

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Programação 3D

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Programação 3D

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Programação 3D

Nível

Componente teórica (2 minitestes com possibilidade de repescagem e sem nota mínima): 20%; Componente laboratorial (4 exercícios; nota mínima: 9,5 valores): 80%. 3 exercícios de laboratório focam nas técnicas de Ray-Tracing (45%). 1 exercicio de laboratório refere-se ao desenvolvimento da aplicação Unity 3D (35%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular introduz e discute a aplicação das leis da Física na geração de imagens 3D de Alta Fidelidade (Fotorealismo), com especial enfoque na simulação do processo físico de Transporte de Luz e a correspondente interacção com a matéria. Para além das técnicas baseadas em Ray-Tracing, a cadeira inclui ainda o desenvolvimento de uma aplicação gráfica 3D interactiva com efeitos fotorealistas, baseada no motor de jogo Unity 3D, através do uso das suas bibliotecas de Assets e de shaders.

Programa

Equação de Transporte de Luz, Síntese de Imagem fotorealista e o algoritmo de Ray-Tracing, Técnicas de Intersecção Geométricas, Materiais, Integração Monte Carlo, Técnicas de Aceleração: Grelhas, KD-Trees e Hierarquias de Volumes Envolventes; BRDF e Light Sampling, Sampling & Path Tracing, Photon Mapping, Motor de Jogo Unity 3D: GUI, game objects e componentes, luzes, materiais, corpos rígidos, scripting, input e character control, câmaras, prefabs, colliders, triggers e shaders.

Metodologia de avaliação

Componente teórica (2 minitestes com possibilidade de repescagem e sem nota mínima): 20%; Componente laboratorial (4 exercícios; nota mínima: 9,5 valores): 80%. 3 exercícios de laboratório focam nas técnicas de Ray-Tracing (45%). 1 exercicio de laboratório refere-se ao desenvolvimento da aplicação Unity 3D (35%).

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Physically Based Rendering : From Theory to Implementation, Second Edition

Matt Pharr, Greg Humphreys

2010

Morgan Kaufmann


“Ray Tracing from the Ground Up”

Kevin Suffern

2007

AK. Peters


“Real-Time Rendering”, Third Edition

Tomas Möller, Eric Haines

2008

AK. Peters