Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Programação 3D

MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Programação 3D

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Programação 3D

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Programação 3D

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Programação 3D

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Programação 3D

Nível

Componente Teórica: 20% ( 2 mini-testes) Componente Laboratorial: 80% (4 exercícios a avaliar) Não há nota mínima nos Mini-Testes. A nota mínima para a Componente Laboratorial é de 9.5 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular introduz os conceitos matemáticos e físicos na obtenção do fotorealismo. Após a frequência desta UC, os alunos devem saber descrever e justificar métodos, procedimentos e técnicas no desenvolvimento de um sistema de síntese de imagens fotorealistas e interactivo.

Programa

Equação de Rendering, Algoritmo de Ray Tracing, Técnicas de Intersecção Geométrica, Estruturas de Aceleração, Materiais, Integração Monte Carlo, BRDFs e Light Sampling, Path Tracing, Mapeamento por Fotões.

Metodologia de avaliação

Componente Teórica: 20% ( 2 mini-testes) Componente Laboratorial: 80% (4 exercícios a avaliar) Não há nota mínima nos Mini-Testes. A nota mínima para a Componente Laboratorial é de 9.5 valores.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Physically Based Rendering : From Theory to Implementation, Second Edition

Matt Pharr, Greg Humphreys

2010

Morgan Kaufmann


“Ray Tracing from the Ground Up”

Kevin Suffern

2007

AK. Peters


“Real-Time Rendering”, Third Edition

Tomas Möller, Eric Haines

2008

AK. Peters