Disciplina
Programação 3D
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica
Activa nos planos curriculares
MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Programação 3D
MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Programação 3D
MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Programação 3D
MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Programação 3D
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Programação 3D
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Programação 3D
Nível
Componente Teórica: 20% ( 2 mini-testes) Componente Laboratorial: 80% (4 exercícios a avaliar) Não há nota mínima nos Mini-Testes. A nota mínima para a Componente Laboratorial é de 9.5 valores.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Esta unidade curricular introduz os conceitos matemáticos e físicos na obtenção do fotorealismo. Após a frequência desta UC, os alunos devem saber descrever e justificar métodos, procedimentos e técnicas no desenvolvimento de um sistema de síntese de imagens fotorealistas e interactivo.
Programa
Equação de Rendering, Algoritmo de Ray Tracing, Técnicas de Intersecção Geométrica, Estruturas de Aceleração, Materiais, Integração Monte Carlo, BRDFs e Light Sampling, Path Tracing, Mapeamento por Fotões.
Metodologia de avaliação
Componente Teórica: 20% ( 2 mini-testes) Componente Laboratorial: 80% (4 exercícios a avaliar) Não há nota mínima nos Mini-Testes. A nota mínima para a Componente Laboratorial é de 9.5 valores.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Physically Based Rendering : From Theory to Implementation, Second Edition
“Ray Tracing from the Ground Up”
“Real-Time Rendering”, Third Edition