Dissertação

{en_GB=Process Improvement in a Private Hospital using Discrete Event Simulation The Case of Companion and Complementary Diagnostics} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos, a procura por unidades de saúde aumentou devido ao aparecimento constante de novos problemas de saúde e intensificação de tipos de doenças já existentes. À medida que as investigações nesta área progridem, a informação torna-se a principal motivação para que os pacientes adotem um estilo de vida mais saudável. Consequentemente, várias unidades de saúde têm-se esforçado para desenvolver estratégias de forma a gerir a alta procura, tentando manter uma boa qualidade de serviço para aumentar a satisfação dos pacientes e os lucros. Uma dessas estratégias é o uso de modelos de simulação como método de investigação operacional para analisar o fluxo de pacientes e prever possíveis soluções para combater tempos de espera mais elevados e aumentar a eficiência dos recursos. O objetivo deste estudo é construir e apresentar um modelo de simulação que traduza o funcionamento de uma unidade de saúde de um hospital real. Este modelo será capaz de reproduzir o fluxo a que este departamento está sujeito pelos seus pacientes e funcionários todos os dias e ainda demonstrar de que forma o sistema evolui provocado pela gestão do número de recursos e salas de exames através de várias experiências realizadas. No fim das análises, várias soluções são apresentadas e discutidas, de nível a nível, no que toca às melhorias do desempenho dos serviços, recursos e pacientes, ainda que se verifique que apenas o aumento numa unidade de salas de exame se traduza num enorme impacto positivo nos tempos de espera nas respetivas filas. , en=In recent years, the need for health units has increased owing to the ongoing introduction of new health problems and the intensification of existing kinds of illnesses. As research on this area progresses, knowledge becomes the primary motivation for patients to adopt a better quality of life. Consequently, a number of health units have struggled to develop solutions to manage excessive demand while maintaining a high quality of service in order to enhance patient satisfaction and boost revenues. One of these tactics is the use of simulation models as a method of operational research to analyse the flow of patients and predict potential solutions to enhance resource efficiency while decreasing waiting time. The purpose of this work is to develop and demonstrate a simulation model that replicates the functioning of a hospital unit. This model will be able to duplicate the daily flow that this department is subjected to by its patients and personnel, as well as depict how the system evolves as a result of the management of the department's number of resources and examination rooms. At the end of the analyses, several solutions are presented and discussed, from level to level, with regard to improvements in the level of performance of services, resources and patients, although it appears that only the increase in one unit of examination rooms translates into a huge positive impact on waiting times in the respective queues. }
{pt=simulação na saúde, melhoria de processos, modelos de simulação, métodos de investigação operacional, simulação por eventos discretos, en=healthcare simulation, process improvement, simulation models, operational research methods, discrete event simulation}

dezembro 2, 2022, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Diogo Filipe da Cunha Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar