Disciplina
Gestão Estratégica e Comercial
Área
Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização
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Nível
A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito individual (50%), com nota mínima de 9,5 valores, e de um projeto em grupo (50%). Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.5 h/semana
1.5 h/semana
126.0 h/semestre
Objectivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar estrategicamente sobre uma empresa, nomeadamente sobre o seu posicionamento competitivo, sobre como é que podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis que permitam captar a preferência dos consumidores alvo, e sobre como é que a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso; e desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análise e escolha estratégica numa grande variedade de indústrias e situações competitivas. Ensinar os conceitos e modelos fundamentais de marketing e evidenciar a sua importância no desenvolvimento de decisões estratégicas de negócio.
Programa
Estratégia 1. O que é a Estratégia? 2. Análise externa 3. Análise interna 4. Estratégia corporativa 5. Estratégia de negócio Marketing 1. O que é o Marketing? 2. Comportamento de compra do consumidor e organizacional 3. Segmentação do mercado, targeting e posicionamento do produto 4. Marketing-mix: decisões relativas ao produto, preço, distribuição e comunicação
Metodologia de avaliação
A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito individual (50%), com nota mínima de 9,5 valores, e de um projeto em grupo (50%). Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.
Pré-requisitos
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Componente Laboratorial
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Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
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Componente de Competências Transversais
O projeto irá permitir a avaliação de competências transversais, especialmente, no que respeita ao pensamento crítico e inovador (p. ex., criatividade, pensamento critico), competências interpessoais (p. ex., comunicação escrita, trabalho de equipa, liderança) e literacia de informação e dos media (p. ex., estruturação de documentos, procura e gestão de informação, seleção de fontes apropriadas), mas também em certa medida no que se refere às competências intrapessoais (p. ex., gestão de tempo e do stress) ou cidadania global (p. ex., tolerância e abertura). A percentagem da componente de competências transversais deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
Exploring corporate strategy: text & cases
JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R.; ANGWIN, D.; & RÉGNER, P.
Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability
WHEELEN,T; HUNGER, J.; HOFFMAN, A.; & BAMFORD, C.
15/E , Pearson Education, 2018
Strategic Management: Text and Cases
ESS, G.; MCNAMARA, G; EISNER, A.; & LEE, S.-H.