Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações

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MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Gestão Estratégica e Comercial

Nível

Mini Projecto (35%) + 2 Casos Escritos em grupo (2* 15%) + Teste Individual (30%) com consulta + 5% Assiduidade ( Apresentação Mini Projectos e Seminários

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

Objectivos

Os principais objectivos da disciplina são desenvolver nos alunos a capacidade: • de pensar estrategicamente sobre o posicionamento competitivo das organizações • de avaliar como podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis • de verificar como a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso, enquadrada pelos princípios da ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Paralelamente introduzem-se os alunos ao ambiente dinâmico, interdisciplinar e sistémico das organizações utilizando a análise em grupo de diversos casos de estudo. Têm assim a oportunidade de aplicar os conceitos e metodologias de análise - incluindo rácios financeiros - e de decisão estratégica. Pretende-se assim consolidar nos alunos as competências na tomada de decisão, de análise, de escrita de relatórios, de fazer apresentações orais e de estabelecer relações interpessoais numa dinâmica de grupo.

Programa

Gestão Estratégica 1.Visão, missão, estratégia, a gestão estratégica como um processo; 2.Análise do Ambiente Externo das Organizações; 3.Análise do Ambiente Interno das Organizações e da sua posição competitiva; 4.As Cinco Estratégias Genéricas; 5.Estratégias de Internacionalização e Diversificação; 6.Implementação da estratégia – Liderança, Cultura Organizacional, Estruturas Organizacionais; 7.Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental. Marketing Estratégico 1.Comportamento de compra do cliente; 2. Segmentação do mercado e posicionamento de produtos; 3.Marketing-mix: decisões relativas ao produto, preço, distribuição, e promoção.

Metodologia de avaliação

Mini Projecto (35%) + 2 Casos Escritos em grupo (2* 15%) + Teste Individual (30%) com consulta + 5% Assiduidade ( Apresentação Mini Projectos e Seminários

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases

Thompson, A. Arthur, Strickland III, A. J., Gamble, John

2012/2013

2010, McGraw-Hill/Irwin


Gestão Estratégica- Conceitos Modelos e Instrumentos

Robalo Santos, António J.

2012/2013

2008, Escolar Editora