Disciplina
Empreendedorismo de Base Tecnológica
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Mudança Tecnológica e Empreendedorismo
Activa nos planos curriculares
Min-EI 2021 > Min-EI 2021 > Unidade Curricular em Empreendedorismo > Empreendedorismo de Base Tecnológica
Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Gestão Industrial e Ambiente > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Empreendedorismo de Base Tecnológica
GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Percurso Livre > Opções 2 > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica
Nível
A avaliação envolve duas componentes: i) trabalho em equipa (desenvolvido em grupos de 4 elementos) e ii) trabalho individual. i) O trabalho em equipa implica: • 10% Apresentação e entrega de relatório intercalar (PPT) • 10% Apresentação de relatório final (PPT) • 60% Entrega de relatório final (PPT + 25 a 30 páginas) • 10% Apresentação de estudos de caso (um por grupo) durante o semestre (PPT) ii) A componente individual implica: • 10% discussões do projeto (semanais) em sala de aula
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
2.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Apreender: (1) o processo de reconhecimento de oportunidades e análise de atividades de base tecnológica; (2) os principais critérios de análise para avaliar as necessidades/oportunidades de mercado; (3) os procedimentos necessários para proteger a propriedade intelectual ligada à ideia de negócio; (4) as ferramentas financeiras necessárias para analisar prever a viabilidade do projecto; (5) os tipos de parceiros e alianças centrais ao sucesso do empreendimento. (6) as várias fontes de financiamento do projecto; (7) o papel das equipas e o tipo de parceiros que devem integrá-la; (8) os aspectos organizacionais relativos às atividades de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços; (9) Desenvolver / apresentar um plano de negócios completo e prático sobre o desenvolvimento de um produto e potencial criação de uma empresa/organização.
Programa
Semana #1: Introdução / Ideias Preliminares / Grupos Semana #2: Inovação e Empreendedorismo / Estudo de caso + Desenvolvimento de projetos Semana #3: Engenharia e impacto social / Estudo de caso + Desenvolvimento de projetos Semana #4: Modelo de Negócio, Plano de Negócios, Proposta de Valor / Apresentação e Discussão de Estudos de Caso Semana #5: Análise de Mercado (I) / Desenvolvimento de Projeto Semana #6: Análise de Mercado (II) / Desenvolvimento de Projeto Semana #7: Apresentação Intercalar (Plano de Oportunidades) Semana #8: Plano Financeiro (I) / Desenvolvimento do Projeto Semana #9: Plano Financeiro (II) / Desenvolvimento do Projeto Semana #10: Atividade prática de financiamento / "crowdfunding" Semana #11: Proteção da propriedade intelectual Semana #12: Desenvolvimento do projeto / Apoio/Tutoria (Gabinete) Semana #13: Comunicação, Narrativa e Storytelling Semana #14: Apresentações finais e discussão
Metodologia de avaliação
A avaliação envolve duas componentes: i) trabalho em equipa (desenvolvido em grupos de 4 elementos) e ii) trabalho individual. i) O trabalho em equipa implica: • 10% Apresentação e entrega de relatório intercalar (PPT) • 10% Apresentação de relatório final (PPT) • 60% Entrega de relatório final (PPT + 25 a 30 páginas) • 10% Apresentação de estudos de caso (um por grupo) durante o semestre (PPT) ii) A componente individual implica: • 10% discussões do projeto (semanais) em sala de aula
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Componente de Competências Transversais
A estrutura do curso permite que os alunos desenvolvam competência sociais a vários níveis: (i) Pensamento crítico e inovador, exigindo criatividade, estratégia e novas abordagens para a resolução de problemas complexos ligados aos projetos finais; (ii) Competências interpessoais, dado que os estudantes fazem discussões orais semanais, trabalho em equipa e duas apresentações para avaliação; (iii) Competências intrapessoais, envolvendo liderança na equipa e motivação para o tópico - os alunos são também convidados a participar em competições externas, reforçando (ii) e (iii); finalmente (iv) Cidadania global pois a UC tem discutido a interação entre tecnologia, inovação social e inovação frugal, e tem dado enfoque à criação e difusão de produtos, modelos e programas replicáveis que mitiguem as necessidades sociais de indivíduos e comunidades vulneráveis no mundo (com o apoio de uma rede de parceiros nacionais/internacionais previamente estabelecida) -Total 50%.
Bibliografia
Principal
Technology-based Entrepreneurship
Technology Ventures: From Idea to Enterprise (Vol. 3)
Byers, T. H., Dorf, R. C., & Nelson, A. J.
Case-studies: from Harvard Business School
Babson Kaufman, other sources (to be delivered to the class whenever it applies to the program)
Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers
Osterwalder, A., & Pigneur, Y.
The open book of social innovation (p. 2)
Murray, R., Caulier-Grice, J., & Mulgan, G.
2010, London: National endowment for science, technology and the art
Jugaad Innovation: Think Frugal, Be Flexible, Generate Breakthrough Growth
Navi Radjou, Jaideep Prabhu, & Simone Ahuja