Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Mudança Tecnológica e Empreendedorismo

Activa nos planos curriculares

Min-EI 2021 > Min-EI 2021 > Unidade Curricular em Empreendedorismo > Empreendedorismo de Base Tecnológica

Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Gestão Industrial e Ambiente > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica

Nível

O ensino recorrerá a diferentes metodologias . O enquadramento conceptual do empreendedorismo e inovação e o seu potencial para fomentar a criação de emprego e desenvolvimento sócioeconomico serão abordados principalmente através de leituras e discussões em sala de aula . Identificar oportunidades de negócios baseados em tecnologia, análise de mercados , clientes e concorrentes; selecionar uma proteção da propriedade intelectual e estratégia de financiamento serõ tópicos cobertos através de leituras , estudo de casos, discussões em sala de aula, apresentações e um relatório final. Os alunos aprendem a avaliar e desenvolver o capital humano no ambiente de trabalho a partir da experiência de trabalho em conjunto com colegas provenientes de diferentes origens, perfis académicos e nacionalidades. Avaliação: i) Trabalho em equipa: • A apresentação e entrega de um case-study, relatórios intercalar e final ii ) Trabalho individual: • Relatório (estudo-de-caso) e Participação oral.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Compreender o processo de deteção e análise de oportunidades de negócios de base tecnológica. Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de uma tecnologia e dos recursos necessários para a sua comercialização. Conhecer os procedimentos necessários à proteção da propriedade intelectual da tecnologia que suporta a ideia de negócio. Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio. Definir o modelo de comercialização a adotar licenciamento, parceria e/ou criação de empresa. Identificar fontes de financiamento. Compreender o papel da equipa e identificar lacunas ao nível das valências necessárias à comercialização da tecnologia. Conhecer os aspetos organizacionais relativos às atividades de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços. Integrar estes procedimentos na elaboração de um documento de síntese que materialize o esforço de preparação e análise realizado.

Programa

Capítulo I: Introdução: Inovação e Empreendedorismo Capítulo II: Ideias Tecnológicas e Oportunidades de Negócio Capítulo III: Universidades e Formas de Comercialização de Tecnologia Capítulo IV: O Processo de Criação de Novos Negócios Capítulo V: Mercado, Concorrência e Vantagem Competitiva Capítulo VI: Metodologias de Análise de Oportunidades de Negócio Capítulo VII: Proteção da Propriedade Intelectual Capítulo VIII: Planeamento Financeiro de Novos Negócios Capítulo IX: Fontes de Financiamento de Novos Negócios Capítulo X: A Equipa Empresarial e o Modelo Organizacional Capítulo XI: O Plano de Negócios

Metodologia de avaliação

O ensino recorrerá a diferentes metodologias . O enquadramento conceptual do empreendedorismo e inovação e o seu potencial para fomentar a criação de emprego e desenvolvimento sócioeconomico serão abordados principalmente através de leituras e discussões em sala de aula . Identificar oportunidades de negócios baseados em tecnologia, análise de mercados , clientes e concorrentes; selecionar uma proteção da propriedade intelectual e estratégia de financiamento serõ tópicos cobertos através de leituras , estudo de casos, discussões em sala de aula, apresentações e um relatório final. Os alunos aprendem a avaliar e desenvolver o capital humano no ambiente de trabalho a partir da experiência de trabalho em conjunto com colegas provenientes de diferentes origens, perfis académicos e nacionalidades. Avaliação: i) Trabalho em equipa: • A apresentação e entrega de um case-study, relatórios intercalar e final ii ) Trabalho individual: • Relatório (estudo-de-caso) e Participação oral.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Technology-based Entrepreneurship

Miguel Amaral

12/13

Lectures


Technology Ventures: From Idea to Enterprise

Richard C. Dorf, Thomas H. Byers

09/10

McGraw-Hill Education 2008


Case-studies: from Harvard Business School & Babson Kaufman

Several authors

Several authors

(to be delivered to the class)