Disciplina

Área

Área Científica de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo > Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Activa nos planos curriculares

Min-EI 2021 > Min-EI 2021 > Unidade Curricular em Empreendedorismo > Empreendedorismo de Base Tecnológica

Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Gestão Industrial e Ambiente > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica

Nível

Participação oral nas aulas e na discussão dos projectos: 15% Apresentação e relatório da Análise/Plano de Oportunidade: 35% Apresentação do Plano de Negócios e relatório final do projecto: 50%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que os alunos e alunas sejam capazes de: Compreender o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio de base tecnológica; Definir critérios e acções necessárias para a avaliação do potencial de comercialização de uma tecnologia; Conhecer os procedimentos necessários à protecção da propriedade intelectual que suporta a ideia de negócio; Aplicar instrumentos de análise financeira para determinar as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rentabilidade futura da tecnologia a comercializar; Identificar fontes de financiamento; Identificar lacunas ao nível das valências necessárias à comercialização da tecnologia; Conhecer os aspectos organizacionais e operacionais relativos ao desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos; Integrar os procedimentos preliminares na elaboração de um Plano de Negócios.

Programa

O Processo de Criação de Novos Negócios Inovação Tecnológica e Oportunidades de Negócio: Conceito de Oportunidade de Negócio; Fontes de Conhecimento e Oportunidades de Negócio; Descontinuidades Tecnológicas e Oportunidades de Negócio 3.Universidades e Comercialização de Tecnologia; O Processo de Desenvolvimento e Comercialização de Tecnologias; Start-up vs Licenciamento Protecção da Propriedade Intelectual: Formas de Protecção da Propriedade Intelectual; Protecção da Propriedade de uma Nova Tecnologia: Sequência Ideia-Patente Avaliação de Tecnologias: Definição e Pesquisa do Mercado Alvo e Análise da Estrutura Competitiva; Definição do Mercado; Vantagem Competitiva e Modelo de Negócio; Avaliação da Indústria do Ponto de Vista do Inventor/Empreendedor; Avaliação das Competências e Recursos Disponíveis face à Concorrência Análise da Viabilidade de um Start-up; Potencial de Criação de Valor; Tecnologia, Oportunidade e Estratégia Planeamento Financeiro de um Start-up: Criação de Valor e Modelos de Geração de Receitas; Aplicação de Conceitos de Contabilidade Financeira e Análise de Projectos Fontes de Financiamento para o Desenvolvimento do Produto e Implementação do Negócio A Equipa Empresarial e o Modelo Organizacional do Start-up: Liderança Organizacional em Novas Empresas; Implementação e Execução ao Longo do Ciclo de Vida da Tecnologia; Utilização de Recursos ao Longo da Cadeia de Valor O Planeamento da Implementação da Oportunidade de Negócio: Objectivos do Plano de Negócios; A Apresentação do plano.

Metodologia de avaliação

Participação oral nas aulas e na discussão dos projectos: 15% Apresentação e relatório da Análise/Plano de Oportunidade: 35% Apresentação do Plano de Negócios e relatório final do projecto: 50%

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 2nd Ed.

Richard C. Dorf, Thomas H. Byers,

2007

McGraw-Hill Education


Secundária

Bringing New Technology to Market

Kathleen R. Allen

2003

Pearson-Prentice Hall