Disciplina
Empreendedorismo de Base Tecnológica
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Mudança Tecnológica e Empreendedorismo
Activa nos planos curriculares
Min-EI 2021 > Min-EI 2021 > Unidade Curricular em Empreendedorismo > Empreendedorismo de Base Tecnológica
Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Gestão Industrial e Ambiente > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Empreendedorismo de Base Tecnológica
GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Percurso Livre > Opções 2 > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Empreendedorismo de Base Tecnológica
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica
Nível
Para além da análise e desenvolvimento de uma ideia empresarial conduzindo à elaboração e apresentação de um plano de negócio, o desenvolvimento abordagem pedagógica adoptada na disciplina exige aos alunos uma participação permanente nas aulas através da preparação, apresentação, e discussão de textos que abordam os diferentes elementos do programa. O desenvolvimento da ideia empresarial pode ser feito em grupo, e compreende a apresentação de um relatório de progresso e de um relatório final (Plano de Negócios) – ver calendário nas tabelas no final do texto. A apresentação dos textos de apoio deverá ser individual (a não ser que o número de alunos inscritos seja demasiado elevado). Os alunos podem escolher os textos que desejam apresentar. Espera-se que todos os alunos leiam os textos e estejam preparados para discuti-los oralmente. A ponderação da avaliação é a seguinte: •Apresentação do Relatório de Progresso:10% da Nota Final •Relatório Final (Plano de Negócio):50% da Nota Final •Apresentação e Discussão de Textos:40% da Nota Final
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
• Pretende-se que os alunos e alunas sejam capazes de: • Compreender os conceitos de inovação e empreendedorismo. • Compreender a importância da inovação tecnológica e do empreendedorismo para o desenvolvimento económico e social. • Compreender o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio. • Definir e aplicar critérios para a avaliação do potencial de mercado de uma tecnologia. • Definir o modelo de negócio para a comercialização de uma tecnologia. • Conhecer os procedimentos necessários à protecção da propriedade intelectual de uma tecnologia. • Definir os recursos necessários para a comercialização de uma tecnologia. • Aplicar instrumentos de análise financeira na análise da rentabilidade do negócio. • Identificar fontes de financiamento. • Identificar as valências necessárias à implementação de um novo negócio. • Integrar estes procedimentos na elaboração de um documento de síntese que materialize o esforço de preparação e análise realizado.
Programa
I - Inovação, Empreendedorismo e desenvolvimento económico. II - Ideias Tecnológicas e Oportunidades de Negócio III - Mercado, Concorrência e Vantagem Competitiva IV - Análise de Oportunidades de Negócio V - O modelo de Negócio VI - Protecção da Propriedade Intelectual VII - Planeamento Financeiro VIII - Fontes de Financiamento XIX - A Equipa Empresarial X - O Plano de Negócios
Metodologia de avaliação
Para além da análise e desenvolvimento de uma ideia empresarial conduzindo à elaboração e apresentação de um plano de negócio, o desenvolvimento abordagem pedagógica adoptada na disciplina exige aos alunos uma participação permanente nas aulas através da preparação, apresentação, e discussão de textos que abordam os diferentes elementos do programa. O desenvolvimento da ideia empresarial pode ser feito em grupo, e compreende a apresentação de um relatório de progresso e de um relatório final (Plano de Negócios) – ver calendário nas tabelas no final do texto. A apresentação dos textos de apoio deverá ser individual (a não ser que o número de alunos inscritos seja demasiado elevado). Os alunos podem escolher os textos que desejam apresentar. Espera-se que todos os alunos leiam os textos e estejam preparados para discuti-los oralmente. A ponderação da avaliação é a seguinte: •Apresentação do Relatório de Progresso:10% da Nota Final •Relatório Final (Plano de Negócio):50% da Nota Final •Apresentação e Discussão de Textos:40% da Nota Final
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 2nd Ed.
Richard C. Dorf, Thomas H. Byers,
Diapositivos de Apoio às Aulas Teóricas
A disponibilizar na página da disciplina
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