Disciplina
Macroeconomia
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças
Activa nos planos curriculares
LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Macroeconomia
MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Macroeconomia
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Macroeconomia
Nível
Dois relatórios em grupo (50%) + exame (50%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.5 h/semana
0.5 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
Introduzir os fundamentos da Macroeconomia. Em particular, pretende-se dotar os alunos da capacidade: de entender os papéis do mercado e do Estado numa economia moderna, bem como os principais indicadores económicos agregados (Contabilidade Nacional); de explicar o comportamento do mercados de bens e serviços e monetário e os efeitos da política económica, nomeadamente na inflação, emprego e equilíbrio orçamental; de compreender os princípios da economia aberta, da globalização, e da moeda única europeia; de analisar o crescimento económico moderno, em especial o efeito do desenvolvimento tecnológico; relacionar os diferentes aspectos acima referidos com o nível de desigualdade económica. No final do semestre os alunos deverão dominar os principais conceitos macroeconómicos e ser capazes de seleccionar e recolher dados estatísticos e informação económica relevantes para a sua actividade profissional como engenheiros.
Programa
1. Introdução. Medição da atividade económica 2. Mercado do produto 3. Oferta agregada, emprego 4. Mercado monetário 5. Inflação e desemprego 6. Dívida e défice 7. Comércio internacional 8. Políticas do lado da oferta 9. Desigualdade económica 10. Crescimento e sustentabilidade
Metodologia de avaliação
Dois relatórios em grupo (50%) + exame (50%).
Pré-requisitos
Aprovação na Unidade Curricular de Microeconomia.
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Componente de Competências Transversais
Pretende-se que os relatórios assentem na discussão informada de acontecimentos macroeconómicos recentes e amplamente divulgados. O exame final inclui também, tanto quanto possível, a possibilidade de aplicação de conhecimentos no contexto de acontecimentos recentes. Assim, a UC permite o desenvolvimento de: pensamento crítico, nomeadamente pela discussão dos eventos; de competências interpessoais como o trabalho em equipa; de competências intrapessoais como a autodisciplina e auto-motivação; da literacia da informação e dos media levando os alunos a procurar e aceder a informação económica e notícias relacionadas com a economia. A UC também permite o desenvolvimento de aspectos da cidadania global, tais como a tolerância, respeito pela diversidade e compreensão intercultural, em particular, mas não exclusivamente, pela abordagem do tema da desigualdade económica. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Bibliografia
Principal
Samuelson, Paul e William Nordhaus
2011, McGraw-Hill (Editado em Portugal pelo Grupo A Portugal - Bookman)
Foundations of Real-World Economics (2nd edition)
2019, Routledge, Taylor and Francis Group.
Principles of Economics (8th edition)
2017, Version 1.8.0 • Produced by Electric Book Works