Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Macroeconomia

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Macroeconomia

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Macroeconomia

Nível

Dois relatórios em grupo (50%) + exame (50%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

0.5 h/semana

56.0 h/semestre

Objectivos

Introduzir os fundamentos da Macroeconomia. Em particular, pretende-se dotar os alunos da capacidade: de entender os papéis do mercado e do Estado numa economia moderna, bem como os principais indicadores económicos agregados (Contabilidade Nacional); de explicar o comportamento do mercados de bens e serviços e monetário e os efeitos da política económica, nomeadamente na inflação, emprego e equilíbrio orçamental; de compreender os princípios da economia aberta, da globalização, e da moeda única europeia; de analisar o crescimento económico moderno, em especial o efeito do desenvolvimento tecnológico; relacionar os diferentes aspectos acima referidos com o nível de desigualdade económica. No final do semestre os alunos deverão dominar os principais conceitos macroeconómicos e ser capazes de seleccionar e recolher dados estatísticos e informação económica relevantes para a sua actividade profissional como engenheiros.

Programa

1. Introdução. Medição da atividade económica 2. Mercado do produto 3. Oferta agregada, emprego 4. Mercado monetário 5. Inflação e desemprego 6. Dívida e défice 7. Comércio internacional 8. Políticas do lado da oferta 9. Desigualdade económica 10. Crescimento e sustentabilidade

Metodologia de avaliação

Dois relatórios em grupo (50%) + exame (50%).

Pré-requisitos

Aprovação na Unidade Curricular de Microeconomia.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Componente de Competências Transversais

Pretende-se que os relatórios assentem na discussão informada de acontecimentos macroeconómicos recentes e amplamente divulgados. O exame final inclui também, tanto quanto possível, a possibilidade de aplicação de conhecimentos no contexto de acontecimentos recentes. Assim, a UC permite o desenvolvimento de: pensamento crítico, nomeadamente pela discussão dos eventos; de competências interpessoais como o trabalho em equipa; de competências intrapessoais como a autodisciplina e auto-motivação; da literacia da informação e dos media levando os alunos a procurar e aceder a informação económica e notícias relacionadas com a economia. A UC também permite o desenvolvimento de aspectos da cidadania global, tais como a tolerância, respeito pela diversidade e compreensão intercultural, em particular, mas não exclusivamente, pela abordagem do tema da desigualdade económica. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Economia (19th ed.)

Samuelson, Paul e William Nordhaus

2021/2022

2011, McGraw-Hill (Editado em Portugal pelo Grupo A Portugal - Bookman)


Foundations of Real-World Economics (2nd edition)

John Komlos

2021/2022

2019, Routledge, Taylor and Francis Group.


Principles of Economics (8th edition)

Gregory Mankiw

2021/2022

2018, Cengage


The Economy

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2021/2022

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