Disciplina
Gestão
Área
Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização
Activa nos planos curriculares
MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Gestão
MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Gestão
MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Gestão
HACS-UL 2021 > HACS-UL 2021 > Instituto Superior Técnico > Gestão
LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão
LMAC 2021 > LMAC 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão
LENO 2021 > LENO 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão
LEME 2021 > LEME 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão
LEBiol 2021 > LEBiol 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão
LEFT 2021 > LEFT 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão
LEMat 2021 > LEMat 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão
LEMec 2021 > LEMec 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão
LEBiom 2021 > LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão
LETI 2021 > LETI 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão
LEE 2021 > LEE 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão
LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão
LEEC 2021 > LEEC 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão
LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão
LEQ 2021 > LEQ 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão
LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão
GENI > GENI > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Gestão
MEM 2017 > MEM 2017 > 1º Ciclo > Gestão
MEFT 2017 > MEFT 2017 > 1º Ciclo > Gestão
MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão
MA 2006 > MA 2006 > 2º Ciclo > Ciências Básicas > Gestão > Gestão
LEAN 2006 > LEAN 2006 > 1º Ciclo > Gestão
LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão
LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão
LET 2006 > LET 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão
MEQ 2006 > MEQ 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão
LEAmb 2006 > LEAmb 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão
MEBiol 2006 > MEBiol 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão
LEGM 2006 > LEGM 2006 > 1º Ciclo > Outras Ciências de Engenharia > Gestão
LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão
MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 1º Ciclo > Engenharia > Gestão
MEEC 2006 > MEEC 2006 > 1º Ciclo > Gestão
LEE 2006 > LEE 2006 > 1º Ciclo > Gestão
MEC 2006 > MEC 2006 > 1º Ciclo > Gestão
LEMat 2006 > LEMat 2006 > 1º Ciclo > Gestão
LMAC 2006 > LMAC 2006 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Gestão
MEFT 2006 > MEFT 2006 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Gestão
MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Gestão
MEMec 2006 > MEMec 2006 > 1º Ciclo > Gestão
Nível
A nota final da UC de Gestão resulta da soma de duas componentes: a) Avaliação Individual 1. Teste cotado para 10 valores, com nota mínima de 4.5 valores, contando a melhor nota das duas épocas (50% da nota final). 2. Elaboração e entrega em aula de 4 exercícios. Cada exercício é cotado para 2 valores, num total de 8 valores (40% da nota final). Os exercícios serão realizados em papel ou no telemóvel, com o apoio de software adequado. b) Avaliação em grupo Jogo de Gestão-ISTManagementChallenge(ISTMC) - 2 valores pelo desempenho e a participação válida da respetiva equipa (3-5 estudantes) no ISTMC (10% da nota final). Época Especial e Estudantes Trabalhadores ou desportistas de Alta Competição: os alunos fazem apenas a componente de avaliação individual, sendo o teste final/exame cotado para 20 valores (100% da nota final).
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
0.75 h/semana
59.5 h/semestre
Objectivos
O objetivo principal da unidade curricular de Gestão é introduzir os alunos a um conjunto de conceitos e ferramentas que lhes irá permitir compreender a natureza sistémica e integrada do funcionamento das organizações, e avaliar a multidisciplinaridade e recursos necessários ao seu funcionamento. Pretende-se que os alunos fiquem habilitados com as competências necessárias para poderem contribuir ativa e positivamente para o crescimento sustentável das organizações, com particular foco nos seguintes aspetos: Cultura, ética e estrutura organizacional; Contabilidade e Análise Financeira; Análise de Investimentos; Planeamento e Gestão Estratégica; Fundamentos de Marketing. A aplicação dos conhecimentos adquiridos é válida tanto para empresas em atividade, como para projetos de empreendedorismo – por exemplo, startups resultantes da Inovação & Desenvolvimento Tecnológico. A UC de Gestão integra a simulação de gestão IST Management Challenge (ISTMC).
Programa
1. Introdução. Cultura, ética e estrutura das organizações. 2. A Informação Financeira. 3. Análise de Projetos de Investimento. 4. Gestão Estratégica. 5. Marketing.
Metodologia de avaliação
A nota final da UC de Gestão resulta da soma de duas componentes: a) Avaliação Individual 1. Teste cotado para 10 valores, com nota mínima de 4.5 valores, contando a melhor nota das duas épocas (50% da nota final). 2. Elaboração e entrega em aula de 4 exercícios. Cada exercício é cotado para 2 valores, num total de 8 valores (40% da nota final). Os exercícios serão realizados em papel ou no telemóvel, com o apoio de software adequado. b) Avaliação em grupo Jogo de Gestão-ISTManagementChallenge(ISTMC) - 2 valores pelo desempenho e a participação válida da respetiva equipa (3-5 estudantes) no ISTMC (10% da nota final). Época Especial e Estudantes Trabalhadores ou desportistas de Alta Competição: os alunos fazem apenas a componente de avaliação individual, sendo o teste final/exame cotado para 20 valores (100% da nota final).
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Componente de Competências Transversais
A participação no Jogo de Gestão-ISTManagementChallenge(ISTMC) permite o desenvolvimento de competências transversais em Competências Interpessoais. (10% da nota final)
Bibliografia
Principal
GESTÃO - CONCEITOS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Secundária
Daft, Richard L. and Benson, A.
1st edition, Cengage Learning EMEA
15ª Edição, Pearson -Prentice Hall
Manual do Global Management Challenge