Dissertação

{pt_PT=Railway infrastructure pricing systems for freight in Europe: Analysis and evolution in the last decade} {} EVALUATED

{pt=O estudo visa avaliar os diferentes princípios e níveis de tarifação em algumas das rotas europeias nacionais e internacionais mais relevantes e compará-las com os resultados de 10 anos atrás. Outro objetivo é comparar o transporte rodoviário e ferroviário de mercadorias. Na análise Qualitativa foram descritos e comparados os sistemas de tarifação para o transporte ferroviário de mercadorias. Observou-se que nos últimos dez anos muitos sistemas foram simplificados. A análise Quantitativa contém: variação de intervalo dos níveis das taxas, níveis das taxas dos pares OD Nacional e EFC e o impacto do peso do trem nos níveis das taxas. Apenas os sistemas de tarifação italiano e alemão cobram por quilómetro para um trem de 500 toneladas superior a 2 €. Uma enorme parte de suas taxas é tomada pelo mark-up. Em outros países, o mark-up é muito baixo ou mesmo 0. Isso resulta em heterogeneidade dentro dos Corredores Ferroviários Europeus. Verificou-se que em 10 anos, na maioria dos sistemas de tarifação, o nível de taxa diminuiu. A maior variação relativa de preço foi observada na Itália – cerca de 61%. Por outro lado, a maior queda relativa de taxa foi observada na Holanda, França e Polônia – de 44% para 47%. As tarifas de EFC para trens de 500 toneladas diminuíram. Na comparação da tarifação para mercadorias no transporte rodoviário e ferroviário, verificou-se que em muitos países e corredores o transporte ferroviário de taxa passou a ser competitivo apenas para trens com peso mínimo de 960 toneladas., en=The study aims to assess the different charging principles and levels in some of the most relevant European national and international routes and compare them with the results from 10 years ago. Another goal is to compare road and rail freight transport. In the Qualitative analysis the infrastructure pricing systems for rail freight transport were described and compared. It was observed that within the last ten years many systems were simplified. The Quantitative analysis contains: interval variation of charge levels, charges levels of the National and EFC OD pairs and the train weight impact on the charge levels. Only Italian and German pricing systems charge per km for a 500-tonne train is bigger than 2 €. An enormous part of their charges is taken by the mark-up. In other countries the mark-up is very low or even 0. That results in heterogeneity within the European Freight Corridors. It was found that in 10 years in most of the pricing systems the level of charges decreased. The biggest relative change in price was observed for Italy – about 61%. On the other hand, the biggest relative decrease of charge was observed for the Netherlands, France and Poland – from 44 to 47%. The charges for EFC for 500 tonnes trains decreased. In comparison of freight pricing in road and rail transport it was found that in many countries and corridors the rail freight transport started to be competitive just for trains weighing at least 960 tonnes.}
{pt=Sistemas de tarifação, taxa de uso da infraestrutura, Transporte ferroviário de mercadorias, pacotes ferroviários, Mercado internacional, custo marginal, en=Infrastructure pricing system, Rail freight transport, Railway packages, International market, Marginal cost}

novembro 24, 2022, 12:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar