Dissertação

{pt_PT=Reencontro com o mosteiro perdido. Visita Virtual ao Mosteiro da Madre de Deus. } {} EVALUATED

{pt=As novas tecnologias têm vindo a desempenhar um papel muito importante na forma como as instituições museológicas comunicam com o público. Estas têm grande influência no património digital e na forma como este pode ser amplamente partilhado. Ao longo dos anos tem-se assistido à integração de vários tipos de documentação nas novas tecnologias, e como estes têm vindo a ser uma grande base de informação para toda a população. Assim, é importante entender como é que se podem usar estes meios para dar a conhecer informações culturais e educativas às diversas pessoas, sendo possível aprender através destas novas plataformas. Um exemplo disso são as visitas virtuais, as quais têm vindo, cada vez mais, a ser um meio de disseminação de instituições museológicas, transmitindo ao público uma ideia do que podem encontrar na realidade e cativando-o com as suas histórias e arquitetura do espaço a visitar. A presente dissertação pretende compreender como é que uma visita virtual pode ajudar a entender e experienciar o passado. Para tal, recorreu-se ao estudo do Museu Nacional do Azulejo, antigo Mosteiro da Madre de Deus, para o qual foram efetuadas reconstruções digitais do edifício no seu estado atual e reconstruções de hipóteses relativas ao núcleo fundacional do século XVI. Neste enquadramento, estudam-se conceitos e metodologias necessárias para criar uma visita virtual educativa e dinâmica. E ainda, toda a história do edifício, desde a sua fundação até à atualidade, permitindo ao visitante emergir numa nova realidade, explorando algo que de outra forma não seria possível. , en=New technologies have been playing a very important role in the way museum institutions communicate with the public, having a major influence on digital heritage and in the way it can be widely spread. Over the years, we have witnessed the integration of various types of documentation in new technologies, and how they have come to be a big information base for the entire population. Thus, it is important to understand how these media can be used to make cultural and educational information known to different people, making it possible to learn through these new platforms. An example are virtual tours, which have increasingly become a way of disseminating museum institutions, communicating to the public an idea of what they can find in reality and enthrall them with their stories and architectural spaces to visit. The present dissertation intends to understand how a virtual tour can help to understand and experience the past. To this end, the Museu Nacional do Azulejo (National Tile Museum), former Monastery of Madre de Deus was studied, carrying out digital reconstructions of the building in its current state and reconstructions of hypotheses regarding the foundational core of the 16th century. So, to do that, it was necessary to study some concepts and methodologies to create an educational and dynamic virtual tour. And yet, the entire history of the building, from its foundation to the present, allowing the visitor to emerge in a new reality, exploring something that wouldn’t be possible otherwise. }
{pt=HBIM, Reconstrução virtual, Mosteiro da Madre de Deus, Visita virtual, en=HBIM, Virtual reconstruction, Madre de Deus Monastery, Virtual tour}

novembro 21, 2022, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Filipe Tomé

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Jesse Joseph Donald Rafeiro

Carleton University

Investigador doutorado