Dissertação

{pt_PT= Estratégias de reabilitação utilizadas no concurso de arquitetura para uma escola básica e jardim de infância em Lisboa} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação procura compreender e avaliar estratégias atuais de intervenção de reabilitação em edifícios escolares a partir da análise de propostas concorrentes para um mesmo concurso de conceção. O caso de estudo foi selecionado a partir dos concursos lançados pela Sociedade de Reabilitação Urbana (Câmara Municipal de Lisboa), tendo-se elegido a reabilitação e ampliação da Escola Básica e Jardim de Infância nº72 da Estrela (SRU0114-JIEB1 72 Estrela). Numa primeira fase, o estudo pretende analisar e caracterizar a arquitetura do edifício que será alvo de intervenção em diferentes níveis de abordagem: histórico, tipológico, espacial, construtivo, material, estado de conservação, etc. Posteriormente, e tomando como ponto de partida o conjunto de propostas concorrente, o estudo deverá analisar e compará-las segundo um conjunto de parâmetros: a integração na envolvente (frente urbana, topografia, exposição solar e acessibilidade); a volumetria; a organização espacial dos interiores, o programa; a organização do espaço exterior e seu conteúdo programático; e, finalmente, a sua imagem e impacto exterior. No final, são analisadas comparativamente as várias estratégias adotadas pelos diferentes concorrentes e é feita uma conclusão crítica com base nesta análise e nos parâmetros de avaliação tidos em conta na escolha do primeiro classificado pelo júri da SRU., en=This dissertation seeks to understand and evaluate current intervention strategies for the rehabilitation of school buildings from the analysis of competing proposals for the same design competition. The case study was selected from the tenders launched by the Urban Rehabilitation Society (Lisbon City Council), having chosen the rehabilitation and expansion of the Basic School and Kindergarten nº72 da Estrela (SRU0114-JIEB1 72 Estrela). In a first phase, the study intends to analyze and characterize the architecture of the building that will be the target of intervention at different levels of approach: historical, typological, spatial, constructive, material, state of conservation, etc. Subsequently, and taking as a starting point the set of competing proposals, the study should analyze and compares these proposals according to a set of parameters: integration into the surroundings (urban front, topography, sun exposure and accessibility); the volumetry; the spatial organization of the interiors, the program; the organization of outer space and its programmatic content; and, finally, its image and external impact. In the end, the various strategies adopted by the different competitors are comparatively analyzed and a critical conclusion is made based on this analysis and on the evaluation parameters taken into account in the SRU jury’s winner choice. }
{pt=Reabilitação, escola, projeto, concurso, concorrentes, propostas, en=Rehabilitation, school, project, contest, competitors, proposals}

dezembro 6, 2022, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Alexandra De Lacerda Nave Alegre

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Guilherme Pontes Appleton

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado Convidado