Dissertação

{pt_PT=Falência e stress financeiro em PPP: uma análise ao caso português} {} EVALUATED

{pt=As Parcerias Público-Privadas (PPP) são uma ferramenta cada vez mais comum na conceção de infraestruturas ou serviços públicos. Ao conjugar a eficiência e rigor, tipicamente característicos do setor privado, com a necessidade de reforma e desenvolvimento de diversas áreas de interesse público, os estados viram nas PPP uma resposta à escassez de recursos, obtendo uma alternativa ao modelo tradicional. Nesse sentido, diversos projetos PPP foram considerados viáveis ou bem-sucedidos, seja pela sua rentabilidade financeira, pela sua utilização pública ou por terem representado menores custos para o Estado, mantendo a qualidade e o conhecimento setorial muitas vezes superior no privado. Por outro lado, muitos projetos PPP foram considerados casos de insucesso, seja pelos elevados custos que representaram, pela reduzida rentabilidade, pela reduzida utilidade pública ou até pelo deficiente desempenho privado. Com este estudo, pretende-se assim, estudar e avaliar dois casos de insucesso financeiro em PPP rodoviárias, isto é, de falência técnica ou stress financeiro, evidenciando e justificando quais os fatores que os conduziram a tal situação. Os casos em estudo são a Concessão Litoral Centro e a Concessão Douro Litoral, duas concessões rodoviárias cujas caraterísticas permitem concluir sobre o domínio das PPP rodoviárias, nomeadamente os fatores de sucesso/ insucesso tipicamente comuns a diversos projetos deste cariz. , en=Public Private Partnerships (PPP) are an increasingly common tool in the conception and design of public infrastructures or services. Combining the efficiency and rigor typically characteristic of the private sector, with the need to reform and develop different areas of public interest, the governments saw in PPP projects a response to the lack of resources, obtaining an alternative to the traditional model. Several PPP projects were considered viable or successful, either for its financial profitability, for its public use or for having represented lower costs for the State, maintaining the quality and the sectorial knowledge typically superior in the private sector. On the other hand, many PPP projects were considered unsuccessful, either due to high costs, low profitability, reduced public utility or even deficient private performance. With this study, it is intended to study and evaluate two cases of road PPP financial failure, that is, technical bankruptcy or financial stress, evidencing and justifying which factors led them to such a situation. The cases under study are the Litoral Centro Concession and the Douro Litoral Concession, two road concessions whose characteristics allow us to conclude on the domain of road PPPs, namely the success/ failure factors typically common to several projects of this nature. }
{pt=Parcerias Público-Privadas, falência técnica, stress financeiro, critérios de sucesso, infraestruturas de transporte rodoviário, en=Public-Private Partnerships, bankruptcy, financial distress, critical success factors, road transport infrastructure}

Julho 1, 2020, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Paulo Novais Oliveira da Silva Cruz

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar