Dissertação

{pt_PT=Análise do desempenho de stone mastic asphalt em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários} {} EVALUATED

{pt=Atualmente existe uma crescente preocupação com a utilização e o desenvolvimento de novos materiais de pavimentação, que assegurem um adequado desempenho mecânico e funcional, assim como uma adequada relação entre custo e benefício. É este o caso das misturas betuminosas do tipo Stone Mastic Asphalt (SMA) que foram desenvolvidas para apresentar alto desempenho e durabilidade às solicitações do tráfego e do clima. Neste âmbito, a presente dissertação tem como objetivo analisar o desempenho misturas de SMA aplicadas em camadas de desgaste de pavimentos rodoviários. A análise abrangeu sete misturas betuminosas do tipo SMA 8 e SMA 11, com diferentes formulações ao nível dos agregados (natureza pétrea) e do betume. O estudo do desempenho incidiu no comportamento funcional (macrotextura e microtextura) das misturas betuminosas quando aplicadas em camadas de desgaste. Para algumas misturas, o estudo contemplou também o comportamento mecânico (deformação permanente, módulo de deformabilidade e sensibilidade à água). Procedeu-se ainda à avaliação estatística da influência da composição ponderal das misturas betuminosas no seu comportamento funcional. O estudo contemplou misturas fabricadas em laboratório e misturas aplicadas em obras de beneficiação de pavimentos da rede rodoviária nacional. Dos resultados obtidos, a análise realizada evidenciou que apesar do conhecimento atual sobre as misturas SMA, ainda pode existir, por vezes, uma divergência no comportamento de misturas semelhantes entre si, levando à validação da necessidade de aplicação de uma formulação específica para estas misturas, diferente da atualmente utilizada., en=Currently there is a continuous and growing concern with the use and development of new materials for the wearing courses, which ensure a suitable mechanical and functional performance, as well as, a suitable relation between cost and benefit. This is the case of Stone Mastic Asphalt (SMA) that have been developed to provide high performance and durability to traffic and climate demands. In this context, the present dissertation aims to study the performance of SMA applied in pavement wearing courses. The evaluation included seven bituminous mixtures type SMA 8 and SMA 11, with different formulations by changing the aggregates (stone nature) and bitumen. The performance study focused on the functional behavior (macrotexture and microtexture) of these mixtures for wearing courses. Furthermore, some mixtures of this study contemplated also the evaluation of the mechanical behavior (permanent deformation, stiffness and water sensitivity). The influence of the SMA composition on their functional performance was also evaluated by a statistical analysis. The study included mixtures made in the laboratory and mixtures applied in pavement works of the national road network. The results show that, nevertheless the current knowledge of SMA mixtures there is still a divergence in the behavior of similar mixtures, leading to the validation of the need to apply a specific mix design for these mixtures, different from the one currently used.}
{pt=Pavimento, Stone Mastic Asphalt, desempenho mecânico, desempenho funcional, en=Pavement, Stone Mastic Asphalt, mechanical performance, functional performance}

Julho 8, 2019, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Henrique Manuel Borges Miranda

ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Professor Adjunto