Dissertação

{pt_PT=O campus universitário norte americano na primeira metade do século XX} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação tem como tema o campus universitário Norte Americano construído na primeira metade do século XX. É seu objectivo analisar diferentes campi do ponto de vista da sua morfologia urbana e arquitectónica e do modo de inserção na cidade, destacando as estratégias que estão subjacentes aos processos de produção e ocupação. A análise foi realizada com base em três casos de estudo: 1) Massachusetts Institute of Technology em Cambridge, Massachusetts (1916); 2) Florida Southern College em Lakeland, Florida (1922) e 3) Illinois Institute of Technology em Chicago, Illinois (1943). A análise do processo de formação e evolução dos campi em estudo e a sua inserção na cidade foi desenvolvida com recurso a metodologias e ferramentas de análise morfológica nomeadamente a Teoria da Sintaxe Espacial. A dissertação foi desenvolvida em quatro fases: levantamento bibliográfico e pesquisa documental em arquivo; identificação das variáveis de estudo utilizadas; trabalho de análise morfológico; interpretação e comparação dos resultados. O trabalho divide-se em dois momentos principais. O primeiro abrange a contextualização do estudo, i.e. a história e evolução do campus universitário americano. O segundo contém a análise dos casos propriamente ditos em termos morfológicos e de relação com a cidade, respetivamente. A análise permitiu determinar as diferenças entre os campi estudados através dos seus pontos fortes e fracos, no que toca à sua arquitetura, planeamento, processos evolutivos e inserção na cidade. Bem como compreender a importância que a arquitetura tem no sucesso de uma universidade, e as mais valias que pode proporcionar às instituições., en=The subject of the present work is the North American university campus in the first half of the 20th century. Its goal is to study the different campuses by their urban and architectonic morphology and their inclusion in the city, highlighting the various strategies regarding the production and occupational processes. The analysis was based on three case studies: 1) Massachusetts Institute of Technology in Cambridge, Massachusetts (1916); 2) Florida Southern College in Lakeland, Florida (1922) and 3) Illinois Institute of Technology in Chicago, Illinois (1943). The studied campuses’ formation and evolution processes and their integration in the city were established using morphological analysis methods and tools, mainly the Space Syntax Theory. The dissertation was developed in four stages: bibliographic research and gathering of information; variable identification; morphological analysis; interpretation and comparison of results. The work development is divided in two main moments. The first one covers the study contextualization, i.e. the history and evolution of the American university campus. The second one comprehends the analysis of the actual case studies, in terms of morphology and relationship with the city. Finally the three campuses were analyzed and studied in a comparative manner. From this analysis it’s possible to determine the difference between the studied campuses through their strengths and weaknesses, in terms of architecture, planning, evolution processes and city insertion. As well as understand the importance that architecture has on the success of a university, and the added value it can provide this institutions with. }
{pt=Campus Universitário, Massachusetts Institute of Technology, Florida Southern College, Illinois Institute of Technology, Morfologia Urbana, Sintaxe Espacial, en=University Campus, Massachusetts Institute of Technology, Florida Southern College, Illinois Institute of Technology, Urban Morphology, Space Syntax}

junho 28, 2016, 12:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático