Dissertação

{pt_PT="Complete Streets": Avaliação dos impactes da sua implementação na cidade de Lisboa} {} EVALUATED

{pt=Nos dias de hoje, muitas cidades ainda estão demasiado focadas na circulação motorizada e acabam por ter ruas que dificultam a vida aos peões e ciclistas. Para mitigar os problemas associados a esta realidade, a metodologia de concepção de arruamento urbanos tem vindo a ser progressivamente alterada de forma a se aproximar do conceito das designadas "Ruas Completas" (Complete Streets), que trata os peões, ciclistas, utilizadores de transportes públicos e automobilistas de uma forma equitativa. Esta dissertação tem como objectivo, avaliar quais os impactes que intervenções do tipo Complete Street, ao nível da largura de passeios, largura e número de vias de trânsito, tipo e localização das ciclovias, oferta de estacionamento e tempos dos semáforos, podem ter na alteração dos padrões de utilização e usufruto do espaço público. Para tal, serão estudados os impactes de uma hipotética intervenção na Avenida do Brasil da cidade de Lisboa, recorrendo-se à utilização de um software de simulação de fluxo de tráfego multimodal microscópico e será realizada uma avaliação face ao quadro teórico e às boas práticas/padrões estabelecidos internacionalmente. Com a realização deste exercício, consegue-se perceber, que o Manual do Espaço Público da CML é adequado na defesa dos ideais de “Complete Streets”, na medida em que estabelece critérios e normas que têm como objectivo intervir sobre arruamentos urbanos de modo a permitir o acesso seguro de todos os utilizadores., en=Many cities today are still too focused on motorized traffic and end up with streets that make life difficult for pedestrians and cyclists. To mitigate the problems associated with this reality, the methodology of urban street design has been progressively changed in order to approach the concept of Complete Streets, which treats pedestrians, cyclists, public transport users and motorists in an equitable way. This dissertation aims to evaluate the impacts that Complete Street interventions, in terms of sidewalk width, width and number of traffic lanes, type and location of bicycle lanes, parking provision, and traffic signal timing, may have in changing the patterns of use and enjoyment of public space. To this end, we will study the impacts of a hypothetical intervention in Avenida do Brasil in the city of Lisbon, using a microscopic multimodal traffic flow simulation software, and we will evaluate these impacts against the theoretical framework and international best practices/standards. With the accomplishment of this exercise, it is possible to realize that the CML Manual do Espaço Público is adequate in the defense of the Complete Streets ideals, as it establishes criteria and norms that aim to intervene on urban streets in order to allow safe access to all users.}
{pt=Complete Streets, Simulação de tráfego, Vissim, Implementação de Complete Streets, Avaliação de Desempenho, en=Complete Streets, Traffic Simulation, Vissim, Complete Streets Implementation, Performance Evaluation}

dezembro 7, 2021, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana dos Santos Morais de Sá

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado