Dissertação

{pt_PT=Aplicabilidade de um modelo de simulação baseado em agentes na análise do interesse de expansão do sistema ferroviário modalohr} {} EVALUATED

{pt=Dado o aumento dos fluxos de mercadorias, novas tecnologias emergem no mercado como alternativas de transporte que permitem a integração dos modos ferroviário e rodoviário, em que o primeiro percorre a maioria do trajeto e o último serve para efetuar a ligação entre os terminais e as localizações de origem e destino. A presente Dissertação inclui a solução ferroviária Modalohr no transporte combinado e o seu objetivo de utilização é investigar quais os fatores que influenciam o processo de escolha, recorrendo à simulação baseada em agentes. A revisão bibliográfica dá a conhecer métodos de modelação da procura e paradigmas de simulação utilizáveis no estudo de sistemas de transporte. Desta pesquisa, é possível reconhecer que a análise de eventuais alterações deve incluir variações temporais, algo que é conseguido apenas com a simulação. Um modelo de simulação foi concebido para atingir o objetivo da Dissertação e pretende reproduzir uma cadeia de transporte com serviços desde o centro da Europa até à Península Ibérica, passando pela tomada de decisão e pela movimentação física das encomendas. Com a alteração das condições iniciais em vários cenários, simulações futuras devem prever o seu impacto no modelo. Aqui, a simulação é fundamental pois o mecanismo de aprendizagem dos agentes envolvidos na tomada de decisão é consolidado com a variação temporal e novas escolhas são tomadas com base em experiências passadas, sejam estas positivas ou não. A confiança é estabelecida nos decisores para que a modelação atinja os objetivos propostos e o modelo seja aplicável em ambientes similares. , en=In respect to the growing freight flows, new technologies have emerged in the market as transport alternatives that allow the combination of both rail and road modes, in which the first travels great part of the total route distance and the last connects the rail terminals to the origin and destination locations. The present essay integrates the Modalohr rail solution in the combined transport and its goal is to investigate which factors can influence the modal choice process in freight transportation, using agent-based simulation. Bibliographic review shows demand modeling methods and simulation paradigms which can be ap-plied in the study of transportation systems. According to this research, it is possible to acknowledge that the analysis of eventual modifications must include time variations, and that can only be accomplished with simulation. A simulation model was conceived to reach the goal of the essay and intends to reproduce a supply chain that offers services from the center of Europe to the Iberian Peninsula, in respect to decision making process and physical freight transport. Multiple scenarios are built to introduce changes and future simulation runs must predict its impact in the model. Here, simulation is key because the learning mechanism of all agents involved in the decision-making process is strengthened with time variations and new choices will be made based on past experiences, whether these may have been positive or not. Trust must be established so that the modeling process can achieve proposed goals and the model can be applied to similar environments. }
{pt=Simulação, Modelação baseada em agente, Modelação por eventos discretos, Transporte combinado, Tomada de decisão, Sistema Modalohr, en=Simulation, Agent-based modeling, Discrete event modeling, Combined transport, Decision making, Modalohr System}

Dezembro 3, 2018, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado