Dissertação

{pt_PT=Avaliação da eficácia das câmaras de controlo de velocidade na Cidade de Lisboa} {} EVALUATED

{pt=Em Portugal as áreas urbanas são as que registam maiores números de vítimas mortais em consequência de acidentes rodoviários. Em 2015, 77% dos acidentes ocorridos com vítimas, 62% dos feridos graves e 51% das vítimas mortais, ocorreram dentro das localidades e traduziram-se em custos diretos e indiretos demasiado elevados. Saber onde os acidentes ocorrem e que circunstâncias contribuíram para essas ocorrências é a chave para encontrar soluções que minimizem a sinistralidade na estrada. Uma medida de segurança cada vez mais comum é a da instalação de câmaras de controlo de velocidade. No final de 2016 começaram a ser instaladas, em diversos pontos do país, câmaras de controlo de velocidade do programa SINCRO - Sistema Nacional de Controlo de Velocidade. Esta medida, foi aplicada pela primeira vez em Lisboa em 2006, com a instalação de 21 dispositivos em determinados pontos da cidade com o objetivo de reduzir a sinistralidade. Este estudo, usando a localização das câmaras de controlo de velocidade e a base de dados de acidentes do projeto IRUMS – Infraestruturas Rodoviárias Urbanas Mais Seguras, procurou aferir a eficácia desta medida em Lisboa. Os resultados revelaram um efeito positivo imediato de diminuição da sinistralidade nos locais onde se procedeu à instalação das câmaras de controlo de velocidade, mas verificou-se igualmente que esse efeito foi atenuado nos anos seguintes. Admite-se que os motivos se devem à habituação ao sistema, à dificuldade no sancionamento dos infratores e devido a avaria dos equipamentos, evidente para os utilizadores, sem que fossem reparados atempadamente. , en=In Portugal, urban areas still have the highest number of fatalities as a result of road accidents. In 2015, 77% of accidents involving victims, 62% of seriously injured and 51% of fatalities occur within urban areas and translate into direct and indirect costs that are too high. Knowing where accidents occur and what circumstances contributed to these occurrences is sometimes the key to find solutions that minimize injuries and deaths on the road. At the end of 2016, as a safety measure, speed control cameras of the SINCRO - National Speed Control System began to be installed in different parts of the country. This measure was first applied in Lisbon in 2006, with the installation of 21 cameras in certain parts of the city in order to reduce the number of accidents. This study, using the location of the speed control cameras and the accident database of the IRUMS - Safer Urban Road Infrastructures project, sought to assess the effectiveness of this measure in the city of Lisbon. The results showed an immediate positive effect in accident rates at the locations where the speed control cameras were installed, but it was also perceived that this effect was attenuated in subsequent years. It is assumed that the reasons are due to the habituation to the system, the difficulty in sanctioning the violators and also due to the equipment malfunction evident to the users, without being repaired in a timely manner. }
{pt=câmaras de controlo de velocidade, segurança rodoviária, sinistralidade rodoviária, en=speed control cameras, urban road accidents, road safety}

Dezembro 13, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Carmen de Jesus Geraldo Carvalheira

ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Professora Adjunta