Dissertação

{pt_PT=Acessibilidade e mobilidade na cidade de Luanda em situação de escassez de informação. Pistas para intervenções.} {} EVALUATED

{pt=Os problemas com a acessibilidade e mobilidade urbana são mundiais, mas com maiores repercussões nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos, em especial, as do continente africano. Devido à concentração de tráfego, crescimento descontrolado, em função da pressão demográfica e da falta de sistemas de transporte público. Ao ir de encontro à teoria de (Alves, 2006), que descreve “a mobilidade urbana como a facilidade de deslocação” […] deve-se ter em consideração as políticas urbanísticas, com a finalidade de organizar a cidade com o intuito de garantir a circulação e o acesso das pessoas por modos de transportes. A província de Luanda é a segunda menor província de Angola, em termos de extensão territorial e em contrapartida a mais populosa. O elevado crescimento demográfico rompeu com a estrutura do seu plano urbanístico, o que facilitou o surgimento de construções periféricas. No sentido de perceber a mobilidade, procurou-se através de inquéritos, contagens do fluxo rodoviário e pesquisas com agentes profissionais, respostas que permitiram a sua qualificação e caraterização. O distanciamento do local de residência face ao local de trabalho/estudo/lazer, utilização massiva do transporte individual, a desordem no trânsito causada pelo serviço de candongueiros, os débeis sistemas de escoamento de águas pluviais, o estado e capacidade vias entre outos foram identificados como sendo os principais problemas, que encontram soluções no reajuste do desenho da cidade e na separação de faixas exclusivas ao candongueiro por ser o meio de transporte mais comunitário e utilizado no dia-a-dia dos luandenses nas suas deslocações. , en=The urban accessibility and mobility problems are global, with greater impact in the underdeveloped countries major cities, particularly in the African continent. This is due to traffic concentration and uncontrolled growth, caused by demographic pressure and a lack of a public transportation system. Meeting Alves (2006), that portrays “urban mobility has a dislocation (…) ability” (author’s translation); the urban policies are to be in consideration with the purpose of organizing the city guarantying people’s circulation by transportation. In terms of land extension, Luanda’s county is the second smallest of Angola, but in contrast the most populous. The high demographic growth has ruptured its urban planning structure, which facilitated the emergence o peripheral building. Road flux counting and research with professional agents were carried out which allowed a better understanding of mobility’s qualification and characterization. The distance between work/study/leisure and residence location, the massive use of public transportation; the frail rainwater draining systems; the roads capacity state, among others, are identified has being the main city’s issues. The solution passes by a city redesign and by separating the candongueiros (passenger vans used as public transportation) exclusive routes because it is a more collective transportation and is because its frequently used by the residents when commuting. }
{pt=Acessibilidade, Mobilidade, Políticas de Urbanização, Transporte Público, Transporte Individual., en=Accessibility, Mobility, Urban Policies, Public Transportation, Private Transportation.}

dezembro 3, 2015, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Álvaro Pereira Antunes Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado