Dissertação

{pt_PT=Deposição e Erosão de Sedimentos Finos: Estudo em Canal Anular} {} EVALUATED

{pt=Situado no estuário do Tejo, o Porto de Lisboa é um dos principais portos nacionais dispondo de excelentes condições de acesso e abrigo. Devido à grande afluência de todo o tipo de embarcações, é necessário que os canais, bacias de manobra e estacionamento e as docas situadas na zona interior do estuário se encontrem continuamente com bons níveis de operacionalidade. Porém, o fundo do estuário do rio Tejo é predominantemente composto por sedimentos finos do tipo coesivo que, devido à ação das correntes de maré e das ondas, encontram-se também em suspensão, sofrendo constante transporte e deposição ao longo dos canais. A deposição destes sedimentos nos canais condiciona a navegabilidade dos mesmos sendo necessário proceder a dragagens frequentes, cujos custos são elevados. Assim, a capacidade de prever o transporte de sedimentos finos tem uma importância económica e ambiental significativa na manutenção das instalações portuárias existentes e no desenvolvimento de novos projetos e obras. No entanto, devido à combinação complexa de processos (e.g. floculação, consolidação), esta capacidade de previsão é ainda limitada. Neste trabalho pretende-se estudar o efeito da velocidade de escoamento nos processos de erosão e deposição dos sedimentos finos, para diferentes valores de salinidade da suspensão. O estudo foi realizado em canal anular no laboratório de sedimentos coesivos do LNEC. Os canais anulares são especialmente adequados para o estudo dos processos de transporte de sedimentos finos uma vez que evitam as singularidades de entrada e de saída dos canais retangulares. , en=Located in the Tagus estuary, the Port of Lisbon is one of the major national ports providing excellent access and shelter conditions. Due to the great inflow of a large range of vessels, it is important for the navigation channels, berths and docks located in the inner part of the estuary to have constant levels of operability. Nevertheless, the bottom of the river Tagus is predominantly composed of fine-grained cohesive sediments, which due to the action of the tidal currents and waves are found suspended and undergo constant transport and deposition along the navigation channels. The settling of this type of sediments in the channels impedes navigability, which leads to the necessity of frequent dredging, a typically expensive operation. Thus, the ability to foresee fine-grained sediment transport has a major economic and environmental importance on the maintenance of the existing port facilities, as well as on the development of new projects. However, due to a complex combination of processes (e.g. flocculation consolidation), this ability is still limited. The main purpose of this work is to study the effect of flow velocity on the erosion and deposition processes of fine-grained sediments, in suspensions with different values of salinity. The study was performed in an annular flume in the LNEC laboratory. This type of flumes is well suited to the study of the processes of fine-grained sediments transport, since they prevent the entry and exit features of the straight, rectangular flumes. }
{pt=sedimentos coesivos, salinidade, granulometria, estuário do Tejo, correntes de maré., en=Cohesive sediment, salinity, grain size, Tagus estuary, tidal currents.}

junho 28, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Ivens Ferraz Saavedra Portela

LNEC

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

António Alexandre Trigo Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado