Dissertação

{pt_PT=Evolução do Índice da Condição Estrutural de Pavimentos Aeroportuários Rígidos: aplicação a aeroportos internacionais portugueses} {} EVALUATED

{pt=Cada vez mais o transporte aéreo é utilizado para facilitar a circulação de pessoas e bens. O aumento deste meio de transporte conduz necessariamente a uma maior vigilância quanto à verificação das condições de serviço das infraestruturas aeroportuárias. Para garantir os níveis de serviço que são exigidos para a segurança das aeronaves, uma das ações necessárias é a observação da evolução das condições dos pavimentos, devido fundamentalmente às ações do tráfego e climáticas, o que implica necessariamente efetuar, com carácter periódico, uma avaliação do estado de pavimentos por forma a programar atempadamente a realização de intervenções nos mesmos. Na presente dissertação estuda-se a evolução do índice de condição estrutural (SCI) nas placas de estacionamento de dois aeroportos internacionais portugueses num período de três anos, e avalia-se a possibilidade e estabelecer uma previsão do estado do pavimento em anos seguintes. Este índice é determinado em função das patologias típicas para os pavimentos rígidos, do nível de gravidade que lhe está associado e do número de lajes observadas. A metodologia para a determinação do SCI prevê a avaliação da condição do pavimento com base na inspeção visual, nomeadamente das anomalias observadas no pavimento. Este índice de condição do pavimento é classificado de 0 a 100. Visando encontrar uma tendência na evolução do SCI estabeleceu-se uma relação entre os valores deduzidos das patologias mais condicionantes, o número de aeronaves ao longo dos três anos e o valor do índice de condição estrutural do pavimento. , en=Increasingly air transport is used to facilitate the movement of people and goods. This increase leads to greater vigilance with regard to verification of the conditions of service of airport infrastructure. To ensure the service levels that are required for the safety of the aircrafts, one of the necessary actions is the observation of the conditions of the pavements, mainly due to the actions of traffic and climate, which necessarily implies making with recurrent, an assess of the pavement state to schedule interventions. This dissertation studies the evolution of the structural condition index (SCI) in the aprons of two international Portuguese airports in a period of three years and assesses the possibility of establishing a pavement condition forecast for the following years. This index is determined by the typical distress of rigid pavements, the level of severity associated with it and the number of observed slabs. The methodology for determining the SCI provides for the assessment of pavement condition based on visual inspection, in particular the anomalies observed in the pavement. This pavement condition index is rated from 0 to 100, where 0 is the condition worse and 100 that represents the best pavement state. Aiming to find a trend in the evolution of SCI a relation was established between the deducted values of the most constraints pathologies (the evolution of the deducted values from conditions over the three years), the number of aircraft over the three years and the value of the structural condition index of the pavement. }
{pt=Índice de Condição Estrutural, evolução do estado do pavimento, pavimentos rígidos, patologias, nível de gravidade, en=Structural Condition Index, evolution of the pavement condition, rigid pavement, distress, severity level}

maio 25, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático