Dissertação

{pt_PT=Desenvolvimento de um Modelo de Simulação para o Processamento de Bagagens Aeroportuário} {} EVALUATED

{pt= A representatividade das companhias aéreas de baixo custo nos aeroportos europeus tem vindo a aumentar nos últimos anos. Nos aeroportos localizados em regiões cujo turismo é fortemente afetado pela sazonalidade, como é o caso do Aeroporto Internacional de Faro, este aumento ainda é mais significativo e começa a ter repercussões no funcionamento da infraestrutura aeroportuária, das quais se destaca uma diminuição das bagagens de porão que dão entrada no sistema de processamento de bagagens (BHS), afeto aos voos de partida. Por forma a possibilitar uma adaptação ao paradigma apresentado, o objetivo da presente dissertação é analisar diversos cenários teoricamente possíveis para a evolução do número de bagagens a darem entrada no BHS do Aeroporto de Faro e elaborar propostas de melhoria com base na desativação de determinados segmentos, permitindo reduzir as despesas de funcionamento e manutenção e, simultaneamente, garantindo que a eficiência e os níveis de serviço não sejam comprometidos. A metodologia utilizada consiste na representação do BHS num modelo de simulação de eventos discretos, através do qual se avalia o desempenho do sistema para os diferentes cenários, mediante uma prévia identificação de troços alternativos paralelos a percursos principais e passíveis de serem desativados. Através desta investigação concluiu-se que, para cenários mais próximos da realidade, existem dois troços do sistema que podem ser desativados e, caso no futuro se venha a verificar uma diminuição ainda mais agressiva do número de bagagens, existem outros dois troços que também poderão ser desligados sem comprometer o bom funcionamento do BHS., en= On the past few years, there has been an increase of the low-cost carriers share on European airports. In case of airports located on regions where the tourism is greatly affected by seasonality, as Faro Airport, this increase is even more significant and it starts having repercussions on the airport infrastructure operations, of which stands out a reduction on the number of hold baggage that check in the baggage handling system (BHS) for departure flights. In order to enable an adaptation to the previously presented paradigm, this masters dissertation main goal is to perform an analysis on different theoretically possible scenarios for the evolution of the number of baggages that check in Faro Airport’s BHS and develop improvement proposals based on certain segments deactivation, therefore reducing operating and maintenance expenses while assuring that levels of service are not compromised. It is used a methodology that consists in representing the BHS on a discrete event simulation tool, through which the system performance is evaluated for the different scenarios, and by formerly identifying the alternative segments parallel to main routes and admissible to be turned off. Results allow to conclude that for scenarios closer to reality there are at least two stretches that can be deactivated and, in case of a strong decrease on the number of baggages that enter the system, there are two more segments that could be turned off without compromising the BHS proper operation.}
{pt=Aeroporto Internacional de Faro, Modelação por Eventos Discretos, Simulação, Sistema de Processamento de Bagagens., en=Baggage Handling System, BHS, Discrete Event Modelling, Faro International Airport, Simulation.}

Julho 10, 2017, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado