Dissertação

{pt_PT=Arquitetura escolar: análise comparativa de operações de reabilitação contemporêneas na região de Lausanne (Vaud, Suíça)} {} EVALUATED

{pt=O presente trabalho tem como tema a reabilitação contemporânea de arquitetura escolar. Analisam-se, em particular, os exemplos de reabilitação de edifícios escolares do ensino primário e secundário na região de Lausanne (Vaud), na Suíça, comparando as intervenções de modo a identificar critérios conceptuais comuns nas estratégias de reabilitação adotadas. Considera-se pertinente avaliar a capacidade de transformação e adaptação das escolas existentes aos desafios que lhe são colocados atualmente. A reabilitação escolar permite tirar partido da implantação consolidada no tecido urbano dos edifícios escolares existentes, contribuindo também para a preservação do património escolar. Este trabalho recorre à análise espaço-funcional das operações de reabilitação a partir da definição de critérios que possibilitam uma visão global do projeto de reabilitação, desde a escala urbana até à conceção dos espaços escolares. Tomam-se como casos de estudo desta dissertação sete operações de reabilitação de escolas destinadas ao ensino primário e secundário da região de Lausanne. A análise comparativa dos projectos selecionados possibilita a contextualização de cada projeto no conjunto das intervenções escolares contemporâneas, identificando conceitos comuns e criando uma leitura unitária das reabilitações do parque escolar na região de Lausanne. Estabeleceram-se quatro critérios de análise das operações de reabilitação – relação com o espaço público, implantação do programa coletivo, sistemas de circulação, concepção dos espaços escolares – que dão a conhecer o impacto espaço-funcional das intervenções. Para cada critério, distinguem-se duas estratégias conceptuais e analisa-se a sua implementação, considerando as características e constrangimentos inerentes a cada escola. , en=This dissertation examines the renovation of public primary and secondary schools in the Lausanne region (Vaud, Switzerland). It aims to compare these interventions with the aim of identifying common architectural criteria to the renovation strategies adopted. It is considered relevant to evaluate the ability of existing schools to adapt to the challenges of current societies, exploring their consolidated position in an urban environment and contributing to school heritage conservation. The main objective of this work is to spatially and functionally examine school renovations, based on the definition of criteria that provide a global vision of each project, from an urban scale to the conception of school spaces. Seven case studies, corresponding to the renovation of primary and secondary schools included in the Lausanne region, are examined in this dissertation. The comparative analysis of the selected projects allows for the identification of common concepts as well as the study of the design strategies that enable their implementation. This analysis contextualizes each of the projects in relation to other contemporary school renovations, thus creating a unified interpretation of school renovations in the Lausanne region. Four criteria were established for the analysis of the renovations – urban integration, collective program implementation, circulation systems, and school space conception – allowing the study of each project from an urban scale to the internal spaces in the school itself. For each criterion, two conceptual strategies can be distinguished and the respective implementation is analysed, taking into account both the characteristics and constraints inherent to each school. }
{pt=Arquitetura escolar, Reabilitação escolar, Programa escolar coletivo, Património escolar, Lausanne, en=School architecture, School rehabilitation, School collective program, School heritage, Lausanne}

novembro 8, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Catarina Wall Gago

École Polytechnique Fédérale de Lausanne

Researcher/Lecturer

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático